Filme realizado em Pelotas vence Festival de Cinema

(Foto: Reprodução/Internet)

Em maio, o filme “A Pelotas Caridosa – Poemas Lidos de Lobo da Costa”, dirigido por Luís Fabiano Gonçalves e produzido pela equipe do Fio da Navalha Arte, participou do Festival de Cinema Quarentena Online Film Festival (QOFF). O festival é organizado por uma equipe no Rio de Janeiro e teve por objetivo exibir filmes produzidos durante à pandemia.

No último sábado (29), houve a entrega de prêmios do QOFF. Em função da pandemia, toda a cerimônia, assim como a exibição dos filmes selecionados para participarem do Festival, ocorreu por meio das suas plataformas online.

Protagonizado por Flávio Dornelles e filmado no final de 2020, o filme faz alguns recortes sobre momentos finais da vida do poeta gaúcho Francisco Lobo da Costa. A produção pelotense venceu os seguintes prêmios no Festival de Cinema Quarentena Online Film Festival 2021: Melhor Filme de Gênero; Melhor Fotografia; Melhor Direção de Arte; Melhor Mixagem de Som; Melhor Atuação – Flávio Dornelles; e Melhor Filme pelo Júri Popular.

Sinopse do filme:
Estigmatizado como boêmio, mas admirado como literato. Rejeitado como bêbado, mas reverenciado como autor romântico. Ao fim do século XIX, o poeta pelotense Francisco Lobo da Costa (1853/1888), era deus e o diabo na cidade de Pelotas/RS. Um poeta que muitos aceitavam suas palavras articuladas numa sofisticada composição. Um Francisco esquecido. Um Lobo da Costa eternizado no patrimônio artístico e cultural Pelotense. O filme é um breve apanhado dos últimos momentos de Francisco Lobo da Costa, com uma narrativa poética não-realista de sua glória e desterro. O filme se propõe a ser um recorte em diálogo estético para ressaltar alguns momentos de memórias do apogeu do poeta Francisco Lobo da Costa, outros relacionados aos seus momentos de criação poética, assim como ressaltar como a sociedade da época o tratou em função do vício ao álcool. Ao final do filme, fica o convite para reflexão sobre como a sociedade trata alguns artistas em vida e os homenageia apenas quando in memorian.

Onde Assistir

O filme pode ser assistido no YouTube, através do link https://www.youtube.com/watch?v=vaEH5zJ9bns 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome