4ª Conferência de Cultura de Pelotas ocorre neste sábado

No ato, foi aprovado o texto do Plano Municipal de Cultura, que irá regular as metas e ações do Município em relação a atividades da área. (Foto: Rodrigo Chagas)
O prefeito em exercício, Idemar Barz, prestigiou a 4ª edição da Conferência Municipal de Cultura de Pelotas, realizada neste sábado (11), no Pelotas Parque Tecnológico. Neste ano, em virtude da pandemia, o transcorreu foi de maneira híbrida – presencial e on-line. No ato, foi aprovada a redação do Plano Municipal de Cultura, que será válido por 10 anos e norteará as metas e ações culturais no Município. O titular da Secretaria de Cultura, Paulo Pedrozo, também esteve na Conferência.

A reunião, organizada pela Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, foi transmitida por redes sociais e contou com a presença de intérpretes de Libras. O griô Dilermando Freitas e o seu acompanhante, Jesus Coutinho, entoaram cânticos e o toque do Sopapo, patrimônio imaterial da cidade de Pelotas.

prefeita Paula Mascarenhas, que está cumprindo agenda fora de Pelotas, disse, em vídeo, que “Este momento é muito importante. Desejo a todos um trabalho proveitoso, estimulante, e que consolide as conquistas que nós temos tido até aqui, na democratização da cultura, na valorização dos artistas e na facilitação do acesso aos recursos públicos para investimento nessa área. A gestora está em São Luís, no Maranhão, no 7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial.

De acordo com Idemar, “Este é um evento muito importante. Pelotas é uma cidade multicultural, e todos os costumes merecem lugar de destaque”.

Sobre o trabalho aprovado

O texto foi elaborado em conjunto por representantes do Poder Público, do Conselho Municipal de Cultura e da Comissão Especial de Políticas Culturais e Participação Social, a partir de demandas acumuladas desde as três Conferências anteriores e as pré-conferências realizadas ao longo de 2021. Todos que se inscreveram para participar do evento receberão, através do e-mail cadastrado na inscrição, um link que dará acesso ao texto na íntegra. A redação também pode ser encontrada nas redes sociais do Conselho de Cultura.

“O Plano Municipal de Cultura é muito importante, e foi construído com muita conversa com o Conselho Municipal de Cultura, para que se chegasse às diretrizes que vão nortear os próximos dez anos dos segmentos culturais da cidade. As propostas irão virar lei para que tudo seja cumprido até 2032”, disse Pedrozo.

A secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo, não pôde estar no evento presencialmente, mas, em vídeo, parabenizou os organizadores e a iniciativa. “Que este trabalho gere frutos maravilhosos em um futuro próximo. Que Pelotas siga sendo referência cultural”, destacou.

O documento aprovado começará a valer em 2022, e a previsão é que, a cada dois anos, seja realizada uma nova Conferência para verificar se as metas previstas foram atingidas e para eventuais ajustes necessários.

O presidente do Conselho, Leandro Maia, a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e as representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Eleonara Campos, e da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Daniele Luckow, estiveram presentes no evento.

Eleições dos novos conselheiros do Concult

Teve início na quarta-feira (8) e vai até as 12h do dia 14 de dezembro a votação para a eleição eletrônica dos novos conselheiros que irão compor a gestão do Conselho Municipal de Cultura 2022/2023.

A cédula eleitoral será composta de duas questões: a primeira pergunta refere-se à escolha de uma candidatura para Segmento Artístico-Cultural e, a segunda, à escolha de até duas instituições de Ensino Superior. As candidaturas e o eleitorado foram cadastrados conforme Edital Concult 003/2021.

Candidaturas de Segmentos Artístico-Culturais

– Annie Rodriguez Fernandes – Artes Cênicas

https://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/agente/1100/

– Daniel Lemos – Literatura

http://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/agente/1077/

– Diego Aver de Araújo – Música

http://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/agente/1161/

– Eduardo Fuentes – Música

http://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/agente/232/

– Francisca Jesus – Memória e Patrimônio

http://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/agentes/edita/1172/

– Helena Heloísa Manjourany Silva – Literatura

http://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/agente/1079/

– José Francisco – Manifestações Populares

https://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/agente/1191/

– Kelly Wendt – Artes Visuais/Audiovisuais

http://mapacultural.pelotas.rs.gov.br/agente/863/

Candidaturas para representação das instituições de Ensino Superior

– Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

https://ucpel.edu.br/

– Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

https://portal.ufpel.edu.br/

Os nomes das 260 pessoas votantes, todos verificados e homologados, encontram-se no blog do Concult.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome