29ª Fenadoce encerra com 314 mil visitantes e 1,8 milhão de doces vendidos

Feira terminou no último domingo (18), após 17 dias de evento. (Foto: Rafael Takaki)

A 29ª Fenadoce encerrou neste domingo (18) superando a última edição do evento em número de público. Com 314 mil visitantes e 1,8 milhão de doces comercializados, o evento também registrou outras marcas importantes, como o crescimento de 40% em relação ao ano passado no volume de vendas da Feira da Agricultura Familiar, que somou mais de R$ 1,6 milhão.

Entre as excursões, foram mais de 800, contabilizando ônibus de várias localidades do Rio Grande do Sul, de outros estados brasileiros e do Uruguai e grupos dos Estados Unidos através do Rotary Club. As visitas escolares totalizaram 63 mil alunos da rede pública de ensino de toda a região. Outra novidade da edição foi a escolha do nome da Formiga por votação popular: Docília. 

“Temos a certeza de que essa edição foi um sucesso completo, seja em número de público, em negócios ou cultura. Vivemos dias intensos e estamos muito felizes em saber que a Fenadoce movimentou a economia de toda a cidade, os hotéis estavam com lotação máxima e milhares de turistas conheceram o que é a nossa cultura. A missão da Fenadoce é justamente essa, e temos conseguido alcançá-la”, destaca Daniel Centeno, Conselheiro Gestor da CDL Pelotas e membro da Comissão Organizadora da feira.

Em um ano com o tema “Doce Sabor da Infância”, a feira promoveu uma novidade que ficará para sempre na memória dos visitantes e de alunos de 12 escolas da rede municipal convidados a integrarem o elenco artístico. Eles animaram o público e se divertiram vestidos de pequenas Formigas, cozinheiras e cozinheiros que representaram a tradição doceira. A proposta da ação educacional e cultural foi feita em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas (SMED) para que as crianças tivessem a oportunidade de viver a Fenadoce de forma lúdica e divertida inspiradas no tema. Durante os dias de semana, as escolas participaram com um grupo total de 28 alunos. Aos finais de semana eram formados dois grupos em turnos alternados.

As crianças também foram importantes mais um ano na ação social que a Fenadoce realiza a cada edição: alunos da rede pública da região visitaram o evento gratuitamente em grupos escolares e ganharam um ingresso para o Park Tupã e um doce. As visitas beneficiaram 63 mil alunos que aprenderam mais sobre a história da tradição doceira e de Pelotas.

Doce mais vendido

Quindim esteve novamente entre os preferidos do evento. (Foto: Rafael Takaki)

A disputa entre os doces mais vendidos esteve novamente entre o quindim e o bombom de morango, que ficaram no topo dos preferidos dos visitantes. Segundo a presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, Simone Bica, o sentimento é de dever cumprido. “Foi mais um ano de sucesso e realizações na Fenadoce e que apontam novos negócios após ela também. Encerramos com sentimento de gratidão com tudo aquilo que passou e já pensando na próxima”, avalia, agradecendo os esforços da CDL Pelotas para fornecer tudo que foi necessário ao trabalho das doceiras.

Mascote da feira ganha nome

A 29ª Fenadoce foi histórica para a Formiga, mascote da feira há 15 anos e que conquistou o coração de todos os visitantes, tornando-se um símbolo inclusive de Pelotas. No início do evento foi lançado o concurso para escolher o nome da Formiga através de sugestões enviadas pelo público no site da Fenadoce. A Comissão Organizadora da feira elegeu os dez melhores, que foram à votação popular.

Concurso escolheu Docília como nome da tradicional formiga. (Foto: Rafael Takaki)

O nome vencedor foi anunciado neste domingo (18): Docília. A primeira pessoa a propor o nome foi a professora de Educação Física Talita Bastos Formentin, que compareceu na feira neste domingo para receber doces e tirar fotos com a Formiga. “Pensei em associar uma coisa com nome de doce, então já pensei em ‘Docília’. Fiquei muito feliz por ter sido o nome que vai representar a feira. Eu sempre vim na Fenadoce. Comecei a vir ainda quando eu era estudante, com a escola. Agora, também sempre venho com os alunos, porque sou professora da rede municipal, explica a vencedora.

Arena de Inovação SebraeX

Pelo segundo ano, o SebraeX promoveu cerca de 60 atividades de conteúdos, pitches, rodadas de negócios e trocas de experiências em parceria com a CDL Pelotas e a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas. A Arena de Inovação é uma das propostas para criar ambientes na Fenadoce voltados a debater temas como empreendedorismo, networking, inovação e tecnologia. Ao longo da programação, o ambiente diferenciado também fomentou o turismo na região da Costa Doce, apresentando projetos e eventos de outras cidades, além de promover uma rodada de negócios com a participação de 55 empresas locais.

“O desempenho foi ainda melhor que ano passado e devemos ter alcançado mais de 4 mil pessoas envolvidas e prestigiando a agenda promovida. Os agentes de inovação da região também estiveram mais presentes e integrados. Tivemos ainda estúdio de mídia e outras atrações que fizeram com que as pessoas ficassem mais tempo na Arena”, salienta Ciro Vives, Gerente Regional do Sebrae RS.

Feira da Agricultura Familiar

Promovida pela Emater, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG RS), a Feira da Agricultura Familiar foi um dos espaços mais acessados pelos visitantes da Fenadoce neste ano, justificando o aumento de 40% no fluxo de vendas. Foram 68 estandes representando 40 municípios, sendo 12 da região sul, com produtos como vinhos, doces e compotas, queijos, embutidos, melado, sucos naturais, entre outros. O espaço da agricultura familiar é promovido pela Emater-RS/Ascar, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e FETAG-RS.

“Conseguimos superar as vendas do ano passado e com mais destaque para os salames, linguiças, queijos e doce de leite, representando quase 50% das vendas. A relação durante a feira é muito importante para as políticas públicas da agricultura familiar por oportunizar ainda vendas futuras”, salienta Renato Cougo dos Santos, Assistente Técnico Regional da Emater Pelotas.

Festival de Gastronomia

Outro destaque que movimentou a 29ª Fenadoce foi o Festival de Gastronomia, que promoveu diariamente oficinas e aulas-show para apresentar gratuitamente uma série de receitas e aprendizados gastronômicos. A programação foi conduzida pelo curso de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Escola do Senac, que utilizou o espaço Fecomércio-RS/Senac/Sesc. As receitas contemplaram desde a gastronomia internacional, como o shawarma, até decoração de bolos, massas frescas e biscoitos.

Festival de Gastronomia contou com aulas-shows promovidas pelo Senac RS e pelo curso de Gastronomia da UFPel. (Foto: Rafael Takaki)

No estande da Fecomércio-RS/Senac/Sesc, após 16 anos o curso do Senac voltou a ter uma cozinha própria na Fenadoce. O resultado foi expressivo: 51 oficinas realizadas, três eventos para convidados, cerca de 45 chefs e um total de 3,5 mil pessoas que participaram diretamente das atividades. Já no espaço da Gastronomia UFPel, foram realizadas cerca de 14 oficinas com 350 participantes.

Fenadoce Cultural

O que encantou novamente os visitantes da Fenadoce foi a diversidade de expressões artísticas entre os quatro palcos do evento dedicados à arte e cultura. A Fenadoce Cultural promoveu apresentações de artistas locais, incluindo grupos de dança, música, capoeira e outras modalidades que ajudam a democratizar o acesso à cultura. Ao todo, a Fenadoce Cultural recebeu cerca de 500 apresentações durante a programação.

A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome