Legislativo de Pedro Osório concede homenagem a policiais que salvaram mulher de afogamento

Soldados receberam placas com reprodução das honrarias e dos Decretos que as concederam. (Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Pedro Osório)

A Câmara de Vereadores de Pedro Osório realizou na segunda-feira (31), ato de entrega do título de Mérito de Reconhecimento por ato de bravura aos soldados Cristiano Santos da Silva e Robert Garcia de Souza, que realizaram o salvamento de uma mulher que estava se afogando no Rio Piratini, próximo à Ponte da Orqueta, no município, em 23 de julho.

Na ocasião, o presidente da Casa, vereador Betinho Amaral (MDB), entregou aos homenageados placa com reprodução da honraria e os decretos que a concederam.

O ato de bravura é considerado por ação praticada por Servidor Militar de forma voluntária e consciente, com indubitável e notório risco que demanda dos valores que devem trazer coragem e audácia.

Segundo o relatório da ocorrência, quando os soldados foram informados sobre uma vitima de afogamento em ponto próximo ao canal de captação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), já com água na altura do peito.

Diante da situação, eles resolveram entrar na água, que estava turva, através de um banco de areia. Mesmo com muita correnteza e a areia instável sob os pés, conseguiram chagar até a vitima que, na sequência, acabou caindo dentro do canal. Ambos se jogaram na água, conseguiram resgatar a vítima e depois de realizar os procedimentos de socorro por afogamento e reanimá-la, antes de ser conduzida ao hospital. Os três apresentavam quadro de hipotermia e os soldados com taquicardia.

O ato aconteceu em circunstâncias especiais, por que ambos os soldados não sabem nadar.
Estiveram presentes no evento o tenente coronel, Leandro Brandão dos Santos, Comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Sul (CRPO/Sul); comandante da 4ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), capitão Madruga; 2º Sargento Marçal Cunha da Rosa, respondendo pelo 5º Pelotão da 4ª Cia, do 4º BPM de Pedro Osório; coordenador-geral de Administração, Ricardo Alves, representando o Poder Executivo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome