Reunião com a Secretaria de Saúde do Estado debate a situação do Hospital de Morro Redondo

Reunião realizada na segunda-feira (3) (Foto: Divulgação)

Foi realizada no fim da tarde de segunda-feira (3) uma videoconferência com a Secretaria Estadual de Saúde, solicitada pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores (CESMA), composta pelos vereadores Letícia Santos, Maico Vega, Thiarles Schneider, Vivian Rickes, além do vereador Marcio Zanetti, em parceria com o executivo municipal e com o apoio dos deputados Pedro Pereira, Thiago Duarte e Zé Nunes.

Na pauta da reunião estava a reivindicação das lideranças locais juntamente com a equipe técnica e direção do hospital para pedir mais recursos para a instituição que não consegue arcar com seus compromissos em função do atual valor contratual existente.

O prefeito Rui Brizolara e a vice-prefeita Angelica dos Santos explanaram sobre a situação, juntamente com a secretária de saúde Silvia Wahast, colocando ainda que o município também arca com os custeios referente as ações da Covid e que precisaria de repasses do estado, tendo em visto que pandemia continua, além de atualizar a secretaria sobre o suporte que tem dado ao hospital mas que não tem sido suficiente.

Já o presidente do hospital Altair Faes, ressaltou a importância da instituição para o município e o quanto um aporte maior fará a diferença.

Os deputados pediram que o hospital – com base no levantamento e desejo do corpo técnico – tenha a possibilidade de sair do Pronto Atendimento de Urgência (PADU) e voltar a ser Hospital de Pequeno Porte (HPP) com algum tipo de referência.

Como encaminhamento a secretária estadual Arita Bergmann – que conhece a realidade da região – saudou os esforços e a articulação das lideranças locais, e de forma sensível se comprometeu em analisar o projeto do hospital para que possa ser refeito o contrato. A secretária também pediu que a Coordenadoria Regional de Saúde, encaminhe juntamente com a Prefeitura a documentação para o cadastro (CNES) da instituição e assim efetivar os recursos que estão sendo liberados para os hospitais e municípios que estão amparando a comunidade com as ações de enfrentamento a Covid-19. “É uma prioridade do estado dar suporte aos hospitais que comprovadamente são fundamentais para suas comunidades e a sua região, especialmente estes hospitais de municípios pequenos”, finalizou.

Nos próximos dias, a equipe do hospital deverá fazer o estudo técnico e o projeto para que possa ser efetivada pelo Estado a transformação para HPP, tendo em vista que a Secretaria Estadual apontou a carência da região em atendimento, o que pode possibilitar com o novo projeto por parte do hospital a possibilidade da nova forma modalidade de contratualização.

Fonte: Morro Redondo Online

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome