Em seu segundo mandato como vereador e também como presidente da Câmara, Márcio Ribeiro Zanetti (União), quer retomar um antigo projeto, que teve sua execução adiada devido à pandemia de Covid-19: a sensibilização dos jovens, com o intuito de despertar a consciência política e estimular o surgimento de futuras lideranças regionais. “Temos que eleger gente que encare a política e seja comprometida com o município”, ressalta o vereador.
O parlamentar explica que esse é um dos objetivos do projeto Caminho do Legislativo, que busca aproximar a Câmara das Escolas, assim como levar os jovens para dentro da Casa Legislativa, de modo que eles possam conhecer os trâmites internos e saber a função de cada vereador. “A ideia é termos eleitores que questionem, reduzindo o assistencialismo e a troca de favores”, afirma. O passo inicial seria realizar contato com as escolas, começando pelas séries que já trabalham este tema.
A atividade deve consistir em visitas guiadas, aproximando a população da Casa, para que possam descobrir o que é e para que serve a Câmara de Vereadores. “Explicar as rotinas de uma Câmara de Vereadores, e o que é, por exemplo, o Plano Plurianual (PPA), entre outros. E com escolas, o efeito deve ser multiplicador”, disse.
Entre as atividades do Legislativo, ele destaca o Câmara em Ação, em que se reúnem quatro vereadores de partidos diferentes para executar atividades que o município não consegue fazer, seja por falta de tempo, pessoal ou recursos, em favor da coletividade, instigando as pessoas ao voluntariado. “Levar o cidadão a não apenas esperar receber, mas também fazer algo pela sua comunidade”, ressalta.
Ele destaca também a importância de os cidadãos conhecerem o que é de competência do Legislativo e o que cabe ao Executivo, além de saberem diferenciar o que é público do privado. Segundo Zanetti, é importante que a comunidade acompanhe as atividades da Casa. Para isso, depois de disponibilizar, em 2020, os áudios das sessões, através do Facebook, neste ano, desde o mês de fevereiro, estão disponíveis também imagens, através da TV Câmara.
As sessões são realizadas nas terças-feiras pela manhã e, em uma tentativa de se aproximar das comunidades, chegaram a ser itinerantes. “Eu leio muito sobre cidades inteligentes, usar a tecnologia a favor do cidadão, e a pandemia nos forçou a usar essas tecnologias que ainda deveriam demorar para chegar à população”, diz.
Ele também defende que para atrair empresas, e consequentemente gerar empregos para os cidadãos, é preciso oferecer atrativos aos empresários, aspectos que diferenciem o município de outros com potenciais semelhantes, como por exemplo, a proximidade do Porto de Rio Grande. “No nosso caso, somos uma cidade pequena, boa de morar, com qualidade de vida”, pontua. Nesse sentido, ele enaltece a iniciativa do Executivo em realizar a requalificação das praças, a criação de pista de caminhadas, local para atividade física, espaços de convivência e estímulo a autoestima dos moradores.
Entre os projetos de lei apresentados pelo vereador neste ano e que teve a adesão do Executivo diz respeito ao Planejamento Familiar, com o objetivo de oferecer às mulheres a autonomia de decidir a quantidade e o momento em que querem ter filhos. O presidente explica que o projeto, que tem a parceria do deputado estadual Thiago Duarte (União), médico ginecologista, oferece implantes subcutâneos, um método contraceptivo de longa duração, três anos, e menos agressivo ao corpo das mulheres. “Numa primeira fase foram realizados 60 implantes e na segunda, que ocorre no dia 14 deste mês, serão feitos outros 74”, diz.
Duas de suas proposições, o Pressão Medida Certa e o Saúde é Movimento, inspiraram projetos federais do deputado federal Nereu Crispim (PSD). O primeiro virou a lei federal para monitoramento da pressão arterial e o segundo, já apresentado como projeto de lei municipal, também pode virar lei federal, prevendo a formação de equipes multidisciplinares no atendimento básico de saúde para fomentarem a atividade física entre grupos de doenças crônicas, tais como diabéticos, cardíacos, além de câncer e AVC, entre outros, oferecendo-lhes qualidade de vida. Como anteprojeto ao Executivo, apresentou recentemente ao prefeito a proposta de realização de educação física nas escolas, pelo menos, três vezes ou três horas/aula por semana.
Segundo Zanetti, a Câmara de Vereadores está composta por nove vereadores de diferentes siglas partidárias, quatro do União Brasil (União), um do Partido dos Trabalhadores (PT), um do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), dois do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e um do Progressistas, entre os quais três são mulheres. “Apesar das diferenças partidárias há uma relação harmônica entre todos e com o Executivo”, ressalta.