O recente aumento do número de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 após as festas em Jaguarão acendeu alerta. Segundo o painel oficial do município atualizado nesta segunda-feira (3), são 45 casos ativos, 25 exames em análise no Laboratório Central do Estado (Lacen) e 135 pessoas monitoradas pelo sistema de Saúde Pública.
A expectativa de que isso poderia ocorrer, inclusive, impediu o fechamento do Centro de Triagem de Sintomas Gripais, no final de novembro. No entanto, o município comemora 93 dias sem registrar nenhum óbito causado pela Covid-19 e a redução de internações na Ala Covid da Santa Casa: apenas duas nesse mesmo período.
Os índices da campanha de vacinação também é expressivo, com 81,05% da população com uma dose, 71,93% com duas doses ou a dose única e 20,58% com o reforço.
À rádio web hits, o vice-prefeito de Jaguarão, Rogério Cruz aponta que o número deve ser maior. “Nossa estimativa é de que estejamos com 91% da população vacinada com uma dose e 81% vacinada com as duas doses”, afirma, citando que mais de 10% da população, com dupla cidadania, foi vacinada no Uruguai e não está computada.
Com informações da rádio web hits