Na terça-feira (9), a convite da Secretaria de Cultura e Turismo de Jaguarão, o supervisor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Giovani Bolzoni, acompanhado do secretário Executivo do Sindicato Rural, Edio Mota, esteve participando de uma reunião para falar sobre o programa “Turismo Rural”.
A pauta foi discutida devido ao interesse na realização do programa em Jaguarão. “Com a vinda desse projeto, os participantes serão qualificados para uma nova oportunidade de negócios, fomentando o turismo rural em toda a região, que possui um grande potencial de beleza e muitas curiosidades”, ressaltou o supervisor.
Participaram da reunião o secretário de Cultura e Turismo, Leandro Dutra, a secretária-adjunta Evanice Rocha e a turismóloga Edilayne Tavares.
Sobre o programa
Com uma carga horária de 220 horas, o programa é dividido em módulos que abordam conhecimentos sobre potencialidade e oportunidade de negócios turísticos no meio rural; sustentabilidade, oportunidade e desenvolvimento de produtos e negócios turísticos; prevenção de acidentes no ambiente rural; condução de turismo; hospedagem em áreas rurais e atendimento ao cliente; meios de alimentação e comercialização de produtos e negócios turísticos no meio rural.
Visa identificar e implantar negócios de turismo rural, ambientalmente corretos, aliados às habilidades e vocações do produtor e da sua família, com consequente diversificação e aumento de renda da propriedade rural. O público-alvo é formado por produtores e trabalhadores rurais que desejam utilizar a propriedade rural como exploração de técnicas atrativas que promovam lazer e entretenimento a visitantes.
A característica básica da capacitação é a de agregar valor à propriedade rural e aos produtos e culturas existentes na região, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.