Presidente do Sindicato Rural de Jaguarão discute alternativas de combater o abigeato com prefeito

Reunião ocorreu na última semana (Foto: Divulgação)

Preocupado com os casos recentes de abigeato em Jaguarão, o presidente do Sindicato Rural, Hélio Jacques Affonso, esteve reunido com o prefeito Favio Telis para tratar da realização de uma proposição de monitoramento da área rural.

Segundo o presidente, os produtores rurais vêm sofrendo com as ocorrências de abigeato. Como sugestão, foi exposta alternativa de parceria, no sentido de implantar algum sistema de alta tecnologia capaz de reduzir ou, até mesmo, cessar os prejuízos dos produtores rurais de Jaguarão e região.

Na ocasião, foi apresentado um mapeamento com a utilização de câmeras de videomonitoramento espalhadas por diversos locais da zona rural, tendo acesso através de uma central.

Após ouvir os produtores, o prefeito lembrou que no ano passado protocolou um projeto junto ao governo federal, no valor aproximado de R$ 1 milhão, para cercamento eletrônico de toda a área do município, urbana e rural e, ainda não obteve resposta.

Telis informou aos produtores que a contratação de uma empresa especializada em videomonitoramento seria mais viável, pois estabeleceria o serviço completo, com equipamentos adequados às necessidades do município. “Podemos buscar uma alternativa através do Consórcio Público do Extremo Sul, inclusive para estender este tipo de serviço para outros municípios da região”, disse o chefe do Executivo, que é o atual presidente do Consórcio, lembrando que o abigeato é um problema que atinge a grande maioria dos produtores rurais.

Também estavam presentes na reunião o vice-prefeito Rogério Cruz, o secretário de Desenvolvimento Rural, Lindolfo Holdefer e o produtor Edson Ferreira.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome