Emater/RS-Ascar participa de Projeto Emergencial de Apoio à Atividade Leiteira em Capão do Leão

Entidades locais discutem a elaboração de um Projeto Emergencial de Apoio à Atividade Leiteira para o mercado. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da atividade leiteira nas Unidades de Produção Familiar (UPF) do município de Capão do Leão, favorecendo pequenos e médios produtores de leite, entidades locais discutem a elaboração de um Projeto Emergencial de Apoio à Atividade Leiteira para o mercado. São elas a Emater/RS-Ascar, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Econômico (SMDRE), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) e o Sindicato Rural.

A implementação deste Projeto visa proporcionar o aumento da produtividade, melhoria da qualidade do leite, aperfeiçoamento em gestão da propriedade leiteira com incremento da rena, priorizando a produção economicamente sustentável e ambientalmente correta e alcançando a melhoria da qualidade de vida das famílias produtoras. Com isso pretende-se evitar o abandono da atividade por essas famílias.

O projeto foi apresentado na quarta-feira (4), no Sindicato Rural, durante reunião de um grupo de produtores de leite do município, com destaque para os objetivos gerais e específicos, estratégias para o alcance desses objetivos, formas de incentivos, público alvo, critérios para adesão e participação e métodos de verificação/avaliação.

Participaram desta reunião o prefeito Vilmar Motta Schmidt, o secretário Municipal de Planejamento, Paulo Ávila, o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Econômico, Danilo Leite, o presidente do Comder, José Roberto Britto Sedrez, o presidente do Sindicato Rural, Clóvis Victória, o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Edenilson de Oliveira, e as gerências das agências locais do Banrisul e Banco do Brasil.

Os produtores tiveram a oportunidade de manifestar seus anseios e dificuldades relacionados à atividade e, ao final, aprovaram por unanimidade a proposta de projeto apresentada, assim como manifestaram total interesse de adesão.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome