Voluntários da Aapecan se unem e geram solidariedade e esperança

Maria Aparecida "Cida" (de branco), é uma das voluntárias mais antigas em Pelotas. (Foto: Divulgação)

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) celebra, no dia 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado com a campanha “Juntos pela Aapecan”. Nesta data, destaca-se a importância do trabalho voluntário, realizado de maneira espontânea e não remunerada, em prol de causas sociais e movido por valores de participação e solidariedade. Dados recentes da Pesquisa Voluntariado no Brasil indicam um crescimento contínuo no número de voluntários: atualmente, cerca de 59% da população adulta já se dedicou ao voluntariado, sendo que 37% permanecem ativos.

Atualmente, a Aapecan conta com 170 voluntários distribuídos em suas 15 unidades no Rio Grande do Sul. De acordo com Gabriele Sacomori Deon, assistente social da Associação em Passo Fundo, o voluntário é muito importante, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, além de adquirir habilidades e experiências, conhecer novas pessoas, gerar um impacto positivo dentro da instituição e permitir que sejam realizados mais atendimentos, apoiando ainda mais pessoas com câncer em situação de vulnerabilidade social e pessoal.

A voluntária Luísa Longaray, de 34 anos, atua com Reiki na Aapecan em Camaquã há seis meses e na área de práticas integrativas há cinco anos. Ela afirma que aplicar seus conhecimentos nos atendimentos reforça seu amor pelo trabalho: “Acredito que o voluntariado na Aapecan tem sido um divisor de águas na minha trajetória profissional e pessoal. Ouvir as histórias de vida, colaborar em acolher as emoções, escutar as dores, dar risadas, saber das mudanças que acontecem e aprender com cada pessoa que passa pelos atendimentos tem me feito ver a vida de outra forma”

Maria Aparecida Padovam de Lima, de 70 anos, ministra aulas de artesanato na Aapecan em Pelotas há 16 anos. Para ela, todas as terças-feiras são dias especiais, atuando com carinho e dedicação. Ver os atendidos chegarem com um sorriso no rosto confirma que está no caminho certo.

“Ser voluntária não é dedicar um tempo ocioso, mas sim deixar seus afazeres para se dedicar a um trabalho maravilhoso,” afirma Daniella Wolf, que realiza trabalho voluntário com aulas de meditação e Reiki na Unidade de Santa Rosa. Terapeuta por formação, ela diz não ter pensado duas vezes quando recebeu o convite para realizar a atividade de forma gratuita: “Hoje, posso dizer que me sinto profundamente grata e honrada por fazer parte desse projeto. Trazer clareza sobre nossa energia, os chakras, e como nossos pensamentos, sentimentos e emoções impactam nossa vida é uma experiência transformadora.”

Seja um voluntário na Aapecan!

A Aapecan acolhe voluntários em suas 15 unidades. Para participar, entre em contato com a unidade mais próxima e candidate-se a exercer o voluntariado. As assistentes sociais orientarão sobre a participação conforme as demandas. Saiba mais sobre a Aapecan no site: aapecan.com.br.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome