Jaguarão: Encontro define programação do Dia da Mulher Negra

Reunião acertou os detalhes da programação alusiva à data. (Foto: Divulgação)

O dia 25 de julho é um marco na trajetória das mulheres negras, sendo a data em que se ressalta a luta pela igualdade, no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. E para reverenciar a data, aconteceu em Jaguarão uma reunião para traçar a programação de atividades que será realizada.

O encontro coordenado por Yalorixá Nice D´Xangô, contou com a participação de mulheres negras, e apoio da vereadora Maria Fernanda Passos (PT).

Segundo Yalorixá Nice D´Xangô, desde 2013, o grupo possui apoio do Clube 24 de Agosto, da Secretaria de Cultura e Turismo e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para realizar a atividade. “Todos os anos, para não deixar a data passar em branco, a gente faz uma chamada para toda a sociedade, nesse encontro acontece uma chuvas de ideias e organizamos um plano de trabalho. Neste ano, vamos dar um passo maior, que é, a tentativa de captação de recurso”, disse.

Quanto ao movimento no município, ressalta que está cada vez maior. “Além das mulheres de Jaguarão, também temos algumas do Uruguai, já recebemos com muita honra do Poder Legislativo a Medalha “Mestre Vado, pelo reconhecimento de nosso trabalho. Temos que, cada vez mais, dialogar, debater, sobre essa luta”, disse.

A História
O Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, foi instituído em 1992, segundo a Organização das Nações Unidas, para para dar visibilidade à luta das mulheres negras na região, a partir do primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas ocorrido em Santo Domingo, na República Dominicana. No Brasil, essa data também é o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola que viveu no atual estado de Mato Grosso durante o século XVIII.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome