Jaguarão: Autoridades militares fiscalizam fluxo na Ponte Internacional Mauá

Fronteira terrestre ficará fechada por, pelo menos, 20 dias (Foto: Divulgação)

Para evitar a expansão do coronavírus nas cidades de fronteira – Jaguarão e Rio Branco –, a Prefeitura de Jaguarão com o apoio do 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado (12º RC Mec) , Receita Federal e Polícia Federal para realizar uma ação na Ponte Internacional Mauá, com uma série de medidas para evitar a entrada de estrangeiros. Os hotéis do município receberam ordens para não abrigar novos visitantes e evitar a hospedagem de turistas.

Em uma reunião realizada, através de videoconferência com o comandante do 12º RC Mec, tenente-coronel Rodrigo de Lima Gonçalves, o chefe da Inspetoria da Receita Federal, Cleber Barbosa e o delegado da Polícia Federal, Leon Emerich Lentz Martins, o prefeito Favio Telis conversou sobre a portaria do governo federal que restringiu de forma temporária a entrada no país por via terrestre, para falar sobre a portaria e ficou acertado que seria feito uma força-tarefa em Jaguarão.

Na operação consta a proibição da entrada de uruguaios que não sejam moradores da cidade de fronteira, Rio Branco, com a intenção de cercar o município com postos para autuar alguma entrada ilegal de uruguaios.

Nos próximos dias, uma barreira sanitária será instalada na ponte que divide os dois países para verificar as condições de saúde de todos os estrangeiros que entram no país. O Teatro Esperança, considerado um dos grandes espaços culturais do sul do estado, será transformado em um centro de triagem.

Os governos do Uruguai e do Brasil concordaram em fechar a fronteira terrestre comum por, pelo menos, 20 dias. O transporte de carga poderá seguir transitando nas duas direções.

A circulação de cidadãos de Jaguarão e Rio Branco é livre entre as duas cidades, mediante a apresentação de documento de residente fronteiriço ou outro documento comprobatório. A medida visa barrar a entrada de uruguaios vindos de outras cidades do país vizinho.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome