
Uma reunião entre ministros do governos brasileiro e uruguaio realizada na terça-feira (7), em Brasília deu encaminhamentos ao início de intervenções que promovem o transporte entre os dois países. Um deles foi o anúncio de avanços nos trâmites para a construção de nova ponte ligando os dois países, pelos municípios de Jaguarão e Rio Branco.
Em declaração conjunta, foi anunciado que o Ministério dos Transportes do Brasil abrirá licitação para construção da nova estrutura em até 60 dias, prorrogáveis por outros 30. Segundo a pasta, há um anteprojeto pronto para a construção da nova ponte, que terá 419 metros de extensão e mais 9 quilômetros de acesso no Brasil. O valor estimado para o empreendimento é de R$ 200 milhões. O objetivo é que o contrato da obra seja assinado ainda este ano.
Com isso, os uruguaios retomarão os preparativos para a reforma da ponte Internacional Barão de Mauá, quando a nova já estiver em operação. Construída entre os anos de 1927 e 1930, a estrutura atual mede 2.113 metros de comprimento, sendo 340 metros sobre o rio Jaguarão, tendo 12 metros de largura.
A construção da ponte esteve em debate entre os presidentes dos dois países, em visita de Luís Inácio Lula da Silva (PT), ao Uruguai, em janeiro, onde foi recebido por Luis Lacalle Pou. Na ocasião Lula afirmou que as discussões sobre essa obra começaram ainda em seu primeiro mandato. “Pensei que essa ponte já estava pronta e hoje soube que nem começou. Quero assumir de novo esse compromisso que vamos fazer essa ponte. Interessa ao Brasil, ao Uruguai, ao povo dos dois países”, disse.
Hidrovia
Outra pauta tratada entre os representantes foi a Hidrovia Brasil – Uruguai. Ainda conforme a declaração conjunta, o Ministério dos Portos e Aeroportos do Brasil lançará, nas próximas semanas, licitação de projeto básico e executivo, acompanhado de estudo ambiental, para dragagem, com o objetivo de que a obra comece antes de 2024. A expectativa é que um encontro entre os presidentes dos dois países marque o início dos trabalhos.
A hidrovia, com extensão total de 220 quilômetros, está prevista para sair de um porto no Rio Tacuarí, no Uruguai, seguindo pela Lagoa Mirim, já no Brasil, e acessando o Canal São Gonçalo, que liga as lagoas Mirim e dos Patos, chegando até o Porto de Rio Grande. A implantação deve facilitar o transporte de cargas entre os países, reduzindo custos.
A agenda, em Brasília, teve a presença dos ministros brasileiros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, da Fazenda, Fernando Haddad, dos Transportes, Renan Filho, de Portos e Aeroportos, Márcio França, e o Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Rosa; e os ministros uruguaios das Relações Exteriores, Francisco Bustillo, da Economia e Finanças, Azucena Arbeleche, de Transportes e Obras Públicas, José Luis Falero, e o Subsecretário de Transporte e Obras Públicas, Juan José Olaizola, acompanhados dos embaixadores do Brasil em Montevidéu, Marcos Leal Raposo Lopes, e do Uruguai em Brasília, Guillermo Valles.