Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os católicos de Jaguarão celebraram o Domingo de Ramos de uma forma atípica: de casa. Com a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo fechada ao público, o padre Waldeir da Paixão Silva, celebrou na manhã deste domingo (5) através de sua página no Facebook (padre Waldeir Da Paixão Silva) a missa que marcou o início da Semana Santa.
“Esse ano realizaremos a nossa Semana Santa de forma online, uma experiência diferente onde fazemos com a igreja fechada sem o povo, mas com povo, mostrando que permanecemos unidos na unidade “Igreja” que é mais que um templo, é cada um de nós”, ressalta o padre.
E como as tradição das folhas de Ramos, que mostra a forma como Jesus foi saudado quando chegou a Jerusalém para seu calvário, não acontecerá fiéis em uma corrente de fé, realizaram arranjos que foram colocados na porta de suas casas em sinal de unidade, confiando e esperando em Deus a vitória e também para mostrar o quanto estão unidos para iniciar a Semana mais importante para os católicos. Segundo a fiel Maria Nanetes
Barbier Silveira, marcar é um gesto que lembra na Sagrada Escritura a confiança da
família no poder de Deus. “É um sinal de vitória de Jesus, ele é um rei e triunfa sobre
todo mal”, afirma.
Já Luciana Dutra da Silva, diz que colocar os ramos um lugar visível é uma maneira de marcar a casa do povo de Deus. “Já que não podemos levar os ramos até a igreja, deixamos aqui para saudar nosso grande rei”, diz.
“Hoje lembramos a entrada de a entrada do grande rei a Jerusalém para a preparação da crucificação, não sairemos de casa , mas nossas portas demonstrarão a devoção a amor de Deus, que se entregou e morreu por nós”, enaltece Magnun Patron Sória, catequista e músico da Matriz do Divino Espírito Santo.
Outro diferencial foi que, este ano, para se sentirem presentes diante as celebrações da semana Santa, os fiéis mandaram para a Igreja fotos suas e de suas famílias , que foram
colocadas nos bancos da Matriz.
Confira a Programação da Semana Santa de Jaguarão:
6 de abril
18h – Celebração Penitencial
7 de abril
18h – Celebração do Encontro
8 de abril
18h – Celebração da Santa Missa
19h – Via Sacra – Tríduo Pascoal
9 de abril
19h – Missa Ceia do Senhor
10 de abril
9h – Laudes da Sexta-Feira Santa
15h – Celebração da Paixão do Senhor
11 de abril
9h – Laudes
20h – Missa da Vigília Pascoal
12 de abril
10h – Missa Solene de Páscoa