
Na próxima quarta-feira (11), agricultores familiares do sul do estado realizarão uma grande manifestação na divisa do Brasil com o Uruguai, no município de Jaguarão, para protestar contra as importações de produtos lácteos do país vizinho, que têm espalhado prejuízos entre os produtores brasileiros.
A data foi escolhida porque em 11 de outubro se comemora o Dia Nacional em Defesa dos Produtores e da Cadeia Produtiva do Leite.
Dados governamentais apontam que somente no primeiro semestre de 2023 o país já importou 1,23 milhão de litros de produtos lácteos e 93% deste volume veio da Argentina e do Uruguai, isso representa um aumento de 180% com relação ao mesmo período do ano passado.
A manifestação é coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag) pela Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais no Rio Grande do Sul (Fetar-RS) e demais entidades de classe ligadas a agricultura familiar.
“Nossa expectativa é de reunir entre mil e duas mil pessoas nessa mobilização que tem como grande objetivo chamar a atenção para essa situação que está inviabilizando a atividade e quebrando os produtores, em sua maioria agricultores familiares que dependem do dinheiro do leite para manter suas famílias e as propriedades. Já fizemos várias reuniões com representantes do Governo Federal, mas até agora as coisas não avançaram então decidimos pela manifestação como forma de tentar sensibilizar as comunidades para esse problema que, fatalmente, irá se refletir na economia das cidades, quando os produtores começarem a abandonar a atividade”, diz João César Larrossa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio Grande e dirigente da Fetar-RS.