Sicredi realiza lançamento do Plano Safra 2024/2025 em Jaguarão

Encontro foi sediado no CTG Rincão da Fronteira. (Foto: Juliana Lima/JTR)

O CTG Rincão da Fronteira de Jaguarão foi palco para a realização de mais um encontro dos associados da Cooperativa Sicredi Liberdade. Prestes a completar 20 anos no município, a Cooperativa possui sob sua gerência João Pedro Bessa, que liderou o processo de organização do evento para que os cooperados acompanhassem a palestra on-line, ao vivo, com análise de mercado da soja, arroz, milho, leite e agronegócio.

O Plano Safra tem vigência de julho de um ano até junho do ano seguinte, alinhando-se ao ciclo agrícola de culturas como soja e milho. Desse modo, o produtor rural recebe apoio durante toda a safra para cobrir custos de insumos, maquinário, mão de obra, e outras necessidades.

Confira alguns tópicos discutido durante o encontro:

Tipos de crédito rural

Diversas linhas de crédito são disponibilizadas a cada ano safra, podendo ter taxas e regras específicas de acordo com o porte do produtor, tipo de cultura cultivada e tamanho da propriedade, por exemplo. Essas regras são definidas pelo governo federal. No entanto, as linhas de crédito atendem sempre as finalidades do crédito rural. Conheça cada uma delas:

Custeio: linha de crédito para o financiamento de despesas da produção agrícola e pecuária, como insumos, ciclo produtivo de lavoura, vacinas e muito mais.

Comercialização: financiamento de recursos para cobrir as despesas da fase imediata à colheita da produção, permitindo ofertar os produtos nas melhores condições de mercado. Para manutenção familiar, transporte de grãos, armazenagem da safra e muito mais.

Investimento: aqui, os recursos são direcionados para investir na infraestrutura do agro, como compra de máquinas, instalação de sistemas de irrigação e outras melhorias que contribuem com o aumento da produtividade a longo prazo.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome