Jaguarão: CTG Rincão da Fronteira realiza cerimônia de acendimento da chama

Ações celebram e lembram o ato ocorrido em 1865. (Foto: Divulgação)

Para honrar as tradições e relembrar a epopeia de 27 de Janeiro, cavalarianos realizaram o acendimento da chama no CTG Rincão da Fronteira.

A ação começou às 11h do dia 13 de janeiro, com o acendimento da chama na Agropecuária Coragon, em Arroio Grande. Em seguida, foi percorrido um trajeto de aproximadamente 77 quilômetros de percurso em três dias de cavalgada até chegar à sede do CTG em Jaguarão. A chama permanecerá acesa até o dia 27, marco da grande batalha.
O ato contou com a participação de mais de 100 cavalarianos e foi comandado pelos patrões Luciano Passos e sua esposa Tathiane Passos.

Segundo os patrões, essa foi a primeira ação da gestão na entidade e é motivo de orgulho, por honrar as tradições e lembrar a importante data para o município.
A programação ainda conta com missa crioula na segunda-feira (17), tertúlias, festas campeiras e bailes para troca da 1ª Prenda, Prenda Jovem e Prendinha, além de um torneio de truco. As atividades terminarão no dia 27 de janeiro com um desfile pelas ruas da cidade.

A epopeia
No dia 27 de Janeiro de 1865, uma força composta por aproximadamente dois Corpos da Guarda Nacional resistiu bravamente frente à invasão do território brasileiro por mais de 1,5 mil orientais. Sitiada e em desvantagem bélica, porém contando com o apoio de civis, a força militar comandada pelo coronel Manoel Pereira Vargas, repeliu o ataque, que durou aproximadamente 48 horas. Esse episódio rendeu ao município, em razão de decreto imperial, o título de “Cidade Heroica” e ao Brasil, a demarcação das fronteiras à margem esquerda do Rio Jaguarão.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome