Herval: Inauguração do Museu Municipal será realizada na próxima sexta-feira (10)

O museólogo e Diretor do Museu de Herval, Heron Moreira, comemorou a inauguração do Museu e dos resultados encontrados (Foto: Divulgação)

As histórias hervalenses, desde a construção de seu território e da formação de seu povo, finalmente, além do resgate histórico de personagens importantes para a educação do município, passarão a ser contadas e revividas através do Museu Municipal de Herval Professor Osmar Hences, que será inaugurado na próxima sexta-feira (10), através de live.

O Museu Municipal que leva o nome de um grande educador de Herval, Professor Osmar Hencer, estará localizado em um prédio histórico, do ano de 1923, e que pertenceu a Guilhermina da Silva Vaz e abrigou o Jornal o Herval. Hoje, o espaço é sede das Secretarias de Cultura e Educação, da Biblioteca Pública e, agora, também abrigará o Museu de Herval.

Através de painéis e acervos de itens disponibilizados pela comunidade hervalense, o Museu inaugurará com duas exposições: “Retrospectiva Histórica: Memórias de Herval”, que contará a história hervalense desde os primórdios, e “Retrospectiva Escolar: memórias da educação”, relembrando e homenageando educadores importantes para a história da educação no município.

O museólogo e Diretor do Museu de Herval, Heron Moreira, comemorou a inauguração do Museu e dos resultados encontrados. “Como Museólogo responsável pela constituição do Projeto, considero que estamos numa das fases mais importantes do processo museológico: a abertura das portas do Museu para todas as pessoas”, considerou o profissional, que também é hervalense. “Enquanto cidadão hervalense, é com alegria que aguardo este momento e convido a todas e todos que participem do evento e que visitem a sede do MH”, relatou Heron.

Ainda segundo o museólogo, a construção do Programa de Exposições se dá em consonância com a missão do Museu que é promover a valorização da história, da educação e do patrimônio cultural e natural de Herval para garantir o direito às memórias, o respeito à diversidade cultural e a universalidade de acesso aos bens culturais e patrimoniais e considera distintos movimentos da Museologia contemporânea. “Para que chegássemos até aqui, outras tantas etapas aconteceram e, a partir disso, outras tantas ainda virão, alicerçadas do diálogo com a comunidade hervalense”, explicou o profissional.

O evento de inauguração do Museu Municipal será financiado com recursos da Política de Patrocínios da Corsan e tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura. Após a inauguração, na segunda-feira (13), o Museu estará aberto à visitação do público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome