Passos de danças, com movimentos fortes e ligeiros, marcados por uma coreografia muito bem elaborada. Assim é a dança de Hip-Hop, gênero que é oferecido nas oficinas do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) gratuitamente.
Entre as oficinas, a atividade é uma das mais populares e concorridas, com cerca de 100 alunos. O Hip-Hop é um gênero musical e movimento cultural que iniciou nos Estados Unidos, em 1970, e logo se espalhou pelo mundo. Além de ser um estilo de música, a dança estimula a disciplina, o senso de organização, a determinação, o respeito e o comprometimento dos alunos, possibilitando para as crianças e os jovens o desenvolvimento da expressão artística.
As coreografias e as danças são todas elaboradas pelo oficineiro Chris Cardozo, coreógrafo referência na região e indicado para vários prêmios, como o Dança Bagé, onde conquistou o prêmio de Bailarino Destaque entre todas as modalidades e Coreógrafo Destaque de Hip Hop, além de ter um vídeo selecionado para o Festival de Joinville, representando um clube de dança da cidade de Jaguarão.
Para o professor, as oficinas ensinam muito mais que os passos de dança. “O Hip-Hop é arte. Não tem discriminação, pois aceita todo mundo. Foi por muito tempo visto como algo marginalizado, mas, ao contrário, é um caminho para não entrar nisso. Eu uso da cultura para poder mostrar aos jovens esse outro lado, pois a lei do Hip-Hop é lutar por direitos igualitários e isso é explicado para eles. Mesmo Herval não tendo a cultura do Hip-Hop, o nosso público é bem grande e ter a aceitação que a dança tem aqui, é muito bom. A turma toda é muito empenhada, faça sol ou chuva, todos estão aqui sempre para podermos ensaiar e nos divertirmos também. Pra mim, é a melhor coisa que tem: poder trabalhar com o que eu gosto e ainda saber que as aulas são significativas para os alunos”, contou.
O aluno Lucas, de 12 anos, foi um dos primeiros participantes, ainda no ano 2018, quando tinha 8 anos. Para ele, as aulas são uma forma de se distrair e um passatempo. Já a participante Lauanda Escobar, de 14 anos, entrou na oficina após um convite na Escola Padre Libório Poersch, onde estuda. “Eu já tinha assistido às apresentações e adorado as danças, então convidei meus amigos para entrarmos”, contou a aluna, acrescentando que “Eu me sinto muito bem aqui, dançando e me divertindo com a turma”, declarou.
O Grupo de Danças de Hip-Hop do CRAS já realizou diversas apresentações, desde o retorno da atividade, como na programação do Feliz Natal Herval e na 35ª Fejunahe, arrancando aplausos e elogios dos públicos que assistiram.
A dança é mais uma forma de expressão e é esse o trabalho desenvolvido pelo CRAS, agregando valores e conhecimentos para a população hervalense. Além da oficina de Hip-Hop, outras danças também são ofertadas, como nas modalidades de Dança Infantil e Zumba, além das oficinas de Instrumentos Musicais, Desenho, Artesanato e o Coral Adulto.
A oficina de Hip-Hop é realizada no CRAS e também nas escolas do município, nas quartas e quintas-feiras. Para saber mais sobre os horários das oficinas e realizar a inscrição, deve-se entrar em contto pelo telefone (53) 3267-2900 ramal 5 (Assistência Social) e após 3 (CRAS).