
Na última sexta-feira (15), a Câmara Municipal de Vereadores de Cerrito realizou uma audiência pública com o grupo CEEE-D/Equatorial. A solicitação foi feita através da proposição do vereador Jorge Funari (PSDB).
Durante a audiência, as autoridades e a população geral puderam expor demandas do município em relação aos serviços prestados pela empresa. Para responder as indagações, o grupo Equatorial se fez presente com o líder de manutenção, Igor Tutchenhagem, com o executivo de relacionamento, Egon Vivian, e com o consultor Diogo Morales.
Essa é uma pauta que foi recorrente durante todo o ano de 2023 na Câmara Municipal de Cerrito. Os vereadores trouxeram constantemente à Casa Legislativa diversos pedidos dos munícipes e cobraram veemente as ações da empresa no município. Devido a isso, foi protocolada a proposta de uma audiência pública. Neste momento, o grupo Equatorial teve a oportunidade de apresentar relatórios de procedimentos que estão desenvolvendo junto às equipes no município e na região.
Durante a reunião, foram abordadas questões envolvendo a má distribuição dos serviços, a necessidade de revisão de postes e transformadores, a necessidade de podas de vegetação, a demora no restabelecimento de energia elétrica, o atendimento falho aos usuários, a necessidade de equipes mais qualificadas e de um sistema mais preciso de registro de ocorrências.
A Comissão Organizadora teve em sua composição o vereador Pablo Torres (PTB) como presidente, o vereador Jorge Funari (PSDB) como secretário e o diretor legislativo Ramiro Espíndola como relator. Alem deles, estiveram presentes compondo a mesa o presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Guerreiro (PP), o vice-prefeito Alexandre da Rosa, o
vereador João Nedi Ferreira (PP), e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cerrito e Pedro Osório, Paulo Ramalho.
“Essa foi uma importante discussão com a empresa, pois, além de abordar problemas de grande parte da população cerritense, demos a oportunidade para que cada um reivindicasse aquilo que é específico de cada local. Vimos também uma melhora em relação à primeira reunião que tivemos com o grupo no meio deste ano”, concluiu o vereador proponente Jorge Funari.
Em junho deste ano, uma reunião com o grupo Equatorial ocorreu no interior de Cerrito, na localidade da Vila Freire, em uma parceria do Poder Legislativo Municipal com a Emater/RS-Ascar do município. Esta foi uma primeira abordagem com relação aos serviços da empresa. Agora, os vereadores relataram uma melhora considerável na prestação de serviços em Cerrito, principalmente na zona rural, local mais afetado por problemas de energia elétrica.