
A Câmara Municipal de Vereadores de Cerrito realizou na noite de segunda-feira (30), o evento “Vereador por um dia”. A proposta foi colocada em prática pela primeira vez desde a sua aprovação, em 2017, pela Lei Municipal n° 1223/2017, de autoria do vereador Moisés Vilela (MDB).
Ao todo, nove alunos, representantes de todas as escolas municipais e estaduais de Cerrito compuseram a 1ª Legislatura do projeto. A solenidade consistiu em uma sessão ordinária simulada voltada para a apresentação e discussão de proposições realizadas pelos alunos, a fim de proporcionar o conhecimento das atividades políticas e parlamentares, assim como as atribuições dos vereadores e do Poder Legislativo.
No início, foi formada a Mesa Diretora. Nesta primeira edição, foram escolhidos como presidente Isabella de Oliveira Arnhold, vice-presidente Lucia Helena Ribeiro de Almeida, Primeira Secretária Laura Karoline Zorzolli da Rosa e Segundo Secretário Tiago da Rosa Leite. Os alunos que completaram a composição da Câmara foram Lucas Klemann Nunes, Rudinei Silva da Rosa, Isabele de Quadros Lapischies, Keslem Ribeiro da Silva e Duane Ribeiro de Freitas.
Agora, os trabalhos apresentados pelos alunos durante a sessão serão encaminhados ao Executivo Municipal e ficarão sob supervisão do prefeito Douglas Silveira (Progressistas). Ao final, foram entregues certificados de participação a cada aluno.
Estiveram presentes todos os vereadores da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Cerrito, o presidente do Legislativo, Mauro Guerreiro (Progressistas), o vereador proponente do projeto, Moisés Vilela (MDB), o prefeito, o vice-prefeito Alexandre da Rosa (PTB), a secretária de educação, Loiva La Rosa, o diretor de Cultura, Christian Dias, os professores e equipe diretiva das escolas municipais e estaduais, o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Leandro Andrade, e os pais e responsáveis dos alunos.