Em cerimônia no gabinete da Prefeitura de Pedro Osório, na tarde de quarta-feira (11), o grupo do programa de pós-graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apresentou o modelo de prevenção de cota de inundação do rio Piratini, em Pedro Osório e Cerrito.
Os professores Tamara e Samuel Beskow e Diuliana Leandro e os alunos Laura Bueno e Eduardo Santana apresentaram o projeto que, através de técnicas, equipamentos e pesquisa, resultou em um mapa de inundação, que permite antecipar a inundação e otimizar as ações da Prefeitura e Defesa Civil. Os mapas foram entregues para as autoridades de Pedro Osório e Cerrito.
O prefeito Moacir Otílio Alves, o Chola (MDB), e o vice-prefeito Cal Oliveira (PDT) participaram da cerimônia, juntamente do prefeito eleito Ricardo Alves (MDB) e o vice-prefeito eleito Davi Lucas (MDB); o prefeito de Cerrito, Douglas Silveira (PP); o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Márcio Facin; a promotora de Justiça Luana Ribeiro; o vereador eleito de Cerrito, Adriano Lackman (PT); Defesa Civil Municipal e Brigada Militar.
Relembre
Os pesquisadores e estudantes da UFPel trabalharam em conjunto com a Defesa Civil de Pedro Osório no monitoramento do rio Piratini durante a cheia de setembro de 2023, após a enchente de maio e, desde então, fazem parte do plano de contingência contra cheias no município.
O trabalho resultou ainda na criação de um sistema de previsão hidrológica com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
A ampliação do projeto para 2025 deverá incluir a compra de novos equipamentos tecnológicos, incentivo financeiro e parceria com demais municípios que compõe a bacia hidrológica do rio Piratini.