
No dia 10 de novembro, representantes do município participaram do “Encontro Regional Saúde Mental nas Escolas e Políticas Públicas: diálogos intersetoriais”, realizado pela Promotoria de Justiça, Regional de Pelotas, no auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).
Conforme os organizadores do evento, o tema da saúde mental nas escolas tem sido debatido no âmbito estadual, em especial a partir do Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar e da Recuperação de Aprendizagens, que congrega 17 instituições representativas do Legislativo, do Executivo, da sociedade civil e do controle social. Desde a pandemia da Covid-19, projetava-se que a saúde mental seria um tema estratégico para a educação, visto seus efeitos na sociabilidade de crianças e adolescentes e, por vezes, de vivências de violação de direitos nesse contexto.
Do mesmo modo, os profissionais da educação também sofreram esses efeitos, visto o medo dos efeitos da pandemia, a polivalência entre as tarefas domésticas, o trabalho levado para o interior da sua moradia e o sofrimento causado pela pouca intimidade com os meios digitais incorporados forçosamente ao processo educativo. Ainda, também de grande impacto estão os lutos vividos pelas famílias de estudantes e profissionais da educação pela perda de entes de seu convívio próximo.
O município foi representado por membros da Secretaria Municipal de Educação, titular da pasta, Loiva La Rosa, coordenadora Noeli Peter Martins, assistente social Yuri dos Santos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Miria da Fonseca Silveira, fonoaudióloga Elian Silva Schutz, psicóloga do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Mariana Menezes e orientadora educacional Magda Vaghetti.
Com informações da Assessoria de Imprensa