Na noite de terça-feira (19), na sede da Vigilância em Saúde, Capão do Leão iniciou a vacinação em seus profissionais de saúde. O escolhido para receber a primeira dose das 350 que chegaram à tarde no município foi o funcionário de carreira e motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Rubem Victória, de 57 anos.
“A esperança chegou! Estou muito orgulhoso por ser escolhido para receber essa primeira dose. Eu e meus colegas, realmente transportamos inúmeros pacientes com o Covid-19 e poder dar esse exemplo às pessoas e incentivá-las para que se vacinem é muito emocionante e gratificante. Era muito angustiante transportar seres humanos, aflitos com falta de ar. São cenas que marcam para o resto da vida. Essa vacina é a nossa esperança de dias melhores”, frisou. E ressaltou, fazendo um chamamento à população. “Quando chegar a sua vez, por favor, vacine-se, que é para voltarmos a ter uma vida normal o mais rápido possível. É o caminho seguro e eficaz que devemos seguir para estarmos protegidos desse vírus invisível e mortal”.
Para o secretário de Saúde, Luis Fernando Lopes Pereira, a chegada da vacina é fundamental. Ele aconselhou as pessoas a tomarem a vacina que é para o organismo criar anticorpos e ficarem protegidas da Covid-19. “Essa vacina é uma arma que temos, mas ainda é necessário termos muito cuidado, sempre obedecendo o conhecido protocolo da Vigilância em Saúde, que é de usarmos máscara, gel nas mãos e mantermos o distanciamento social”, recomendou, reforçando o pedido para que as pessoas acreditem nas autoridades de saúde e, no momento certo, se vacinarem.
Para o coordenador do Comitê de Crise do Covid-19, Márcio Soares, o dia 19 de janeiro foi muito significativo porque faz exatamente um ano que surgiu o primeiro caso de contaminação no município entre servidores da saúde. “É maravilhoso vivenciar esse momento de um servidor da saúde recebendo a primeira dose da vacina, e daqui para frente a população sendo vacinada. É o caminho para a erradicação desta doença que chegou de forma sinistra para acabar com a vida dos seres humanos. Fico feliz e emocionado ao saber que temos muito trabalho pela frente e que as vacinas vão chegar a todos brasileiros e que eles vão parar de adoecer e automaticamente esvaziar hospitais porque terão vida normal novamente”, comentou.
Soares também disse que a vacina é segura e que as pessoas não devem temer a vacinação. “Agora é nós que vamos atacar esse vírus através da vacinação em massa da nossa população”, disse. Ele também reconheceu a coragem dos trabalhadores da linha de frente que nunca desistiram da luta e sempre se importaram com a vida dos outros, em qualquer situação.
Já na manhã desta quarta-feira (20), o secretário de Saúde e o diretor de Saúde, João Cândido, acompanharam a vacinação dos profissionais de saúde do Pronto Atendimento Municipal (PAM). As doses restantes serão destinadas às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).