Corsan Aegea inicia obra de nova rede em Capão do Leão

Tubos de 300 milímetros de diâmetro vão ser instalados em um trecho de seis quilômetros. (Foto: Divulgação)

Uma nova rede de abastecimento de água em construção desde a primeira semana de agosto no bairro Jardim América, em Capão do Leão, vai beneficiar cerca de 23 mil usuários. A obra faz parte da ampliação de abastecimento prevista para o bairro e terá investimento de mais de R$ 2,5 milhões.

Tubos de 300 milímetros de diâmetro vão ser instalados em um trecho de seis quilômetros, para conectar o reservatório do bairro até a futura Estação de Tratamento de Água (ETA) em construção junto à Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, na mesma localidade.

Durante a execução do serviço, não haverá desabastecimento, a não ser durante a conexão efetiva da rede ao sistema hidráulico. “A comunidade vai ser previamente avisada”, informa o gestor da Unidade Sanitária de Capão do Leão, Darcy Costa.

O Jardim América é o bairro mais populoso do município e faz limite com a cidade de Pelotas. Por ali, passam as principais rodovias de acesso à Zona Sul do estado, como a BR 116 e o entroncamento da BR 392 e BR 293. Nos últimos anos, diversas empresas de armazenamento de grãos se instalaram na área.

Estiagem

As sucessivas estiagens que atingiram o Rio Grande do Sul entre 2021 e 2022 afetaram os reservatórios hídricos e a capacidade de captação nos pontos abrangidos pela Corsan Aegea. A nova Estação de Tratamento de Água projetada para Capão do Leão vai buscar recursos hídricos diretamente do Canal São Gonçalo, o que deverá assegurar o abastecimento mesmo em casos de estiagens mais severas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome