Capão do Leão: Plano Municipal de Turismo é proposta educativa para os empresários do setor

Empresários do município realizaram visitas guiadas a pontos turísticos locais. (Foto: Divulgação)

A diversidade histórica e cultural do Rio Grande do Sul atrai turistas de todas as nacionalidades. Explorar as potencialidades de uma região pode ser uma tarefa complexa, mas o desafio se torna possível sob orientação adequada. É a partir destas demandas que surge o Plano Municipal de Turismo, uma iniciativa em parceria com o Sebrae para organizar cada etapa do processo de desenvolvimento do turismo a partir de atividades em grupo e propostas para ações de curto, médio e longo prazo.

Em Capão do Leão, as atividades foram realizadas nos dias 14, 15 e 16 de março no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com a presença de gestores do município e representantes de diversos ramos do turismo local, que foram recebidos pelas consultoras especialistas Rita Michelon e Roséli Azi Nascimento. Os participantes assistiram palestras, debateram a retomada do setor após a pandemia e novas oportunidades.

“O Plano Municipal de Turismo (PMT) surgiu por uma necessidade de planejamento dos diferentes destinos turísticos não só do RS, mas do Brasil todo”, explica Roséli. “Nós da Empresa Entre Rios Consultoria e Eventos montamos uma metodologia baseada nas referências de Políticas Públicas do Ministério do Turismo, que é o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). […] É assim que eu, Rita Michelon e também a colega Vânia Reis conduzimos os Planos Municipais de Turismo”, disse. A conduta das atividades é baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, da qual o Brasil é signatário.

Cada tópico é discutido e aplicado às propostas de ação definidas pelos participantes. Além das atividades, os grupos também fizeram visitas guiadas aos pontos turísticos da cidade. Segundo as organizadoras, o evento teve excelente recepção dos empreendedores leonenses. “Ficamos muito satisfeitas com o grupo de trabalho em Capão do Leão, porque ao longo dos encontros que tivemos durante a semana, todos se mostraram muito envolvidos com a proposta de trabalho e fizeram várias discussões sobre as necessidades do município”, afirmaram as consultoras.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome