Capão do Leão: Departamento de Meio Ambiente promove atividades para alunos da rede municipal

Escolas municipais estão recebendo diversas ações educativas sobre o meio ambiente (Foto: Divulgação)

O Departamento de Meio Ambiente de Capão do Leão realizou diversas atividades educativas e de conscientização junto aos alunos da rede municipal de ensino para tratar sobre a educação ambiental, que é um exercício de cidadania. Foi abordada a preservação do meio ambiente, com destaque para a flora, fauna, reciclagem e os recursos hídricos. A programação contou com palestras, dinâmicas de grupo e teatro de fantoches.
As ações foram desenvolvidas ao longo deste mês, indo além da data em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente. As atividades, em parceria com as escolas municipais, contou com o apoio da equipe do Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (NURFS/CETAS) e do Núcleo de Educação, Pesquisa e Extensão em Resíduos e Sustentabilidade (NEPERS), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), como também a equipe da empresa Bioquim.

Resumo das ações

O NURFS/CETAS abordou a preservação da fauna silvestre. Na oportunidade, as escolas Profª Margarida Gastal e Pref. Elberto Madruga foram contempladas com palestras e dinâmicas envolvendo os alunos na diferenciação de animais exóticos, silvestres e domésticos.
Também foram desenvolvidas pelo NEPERS atividades sobre poluição dos recursos hídricos e resíduos sólidos na escola Sen. Darcy Ribeiro. Através de palestras e um teatro com fantoches, foi abordada a importância de separar os resíduos e conservar os recursos hídricos.
Conforme os alunos que participaram da palestra, a atividade os ensinou a separar o lixo corretamente e armazená-los de forma certa, para não ir aos rios e prejudicar a fauna, além de evitar alagamentos na cidade.
Na escola Senador Darcy Ribeiro, os alunos assistiram ao teatro de fantoches, apresentado pelo NEPERS, que abordou os recursos hídricos e resíduos sólidos.
A escola Barão de Santo Ângelo foi contemplada com palestra e práticas de gerenciamento de resíduos sólidos ministrados pela empresa Bioquim. Na oportunidade, foi discutido sobre o uso excessivo dos recursos naturais no mundo, bem como, foram apresentadas de forma didática as etapas do tratamento da água, e meios de reutilização de materiais recicláveis.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome