
A Reunião Técnica da Cultura do Pessegueiro acontecerá entre os dias 16 e 19 de julho em quatro encontros realizados pela tarde, das 13h30 às 17h. A reunião voltada à safra de 2024 abordará os principais fatores que afetam a cultura, o acesso ao crédito e as características da região produtora em Canguçu, Morro Redondo e Pelotas.
Datas e locais:
16/07 – Auditório do Centro de Eventos – Morro Redondo; 17/07 – Comunidade São Pedro, Vila Nova – Pelotas; 18/07 – Comunidade São Mateus, São Manuel – Pelotas; 19/07 – Centro Comunitário da Glória, Colônia Glória – Canguçu.
O pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Dori Edson Nava, avalia a reunião como um momento de capacitação, com objetivo de transmitir “recomendações e informações voltadas para o sistema de produção do pêssego, incluindo o controle de pragas, a meteorologia, a apresentação de nova cultivar de pessegueiro e as normas para a requisição do Proagro”, disse.
A programação ministrada por pesquisadores da Embrapa Clima Temperado e extensionistas da Universidade Federal de Pelotas e Emater/RS – Ascar, conta com os temas: Manejo de doenças: uso eficiente de fungicidas no controle de doenças; Manejo de pragas: registro do dimetoato e controle de formigas; Clima na região produtora de Pelotas; Apresentação da cultivar de pessegueiro Jaspe e o uso do crédito agrícola.
A reunião técnica é promovida pela Embrapa Clima Temperado em parceria com a Emater/RS-Ascar, a Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), o Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas (STAF), Universidade Federal de Pelotas, Secretaria de Agricultura de Pelotas, Secretaria de Agricultura de Morro Redondo e a Secretaria de Agricultura de Canguçu.