Prefeitura de Canguçu é a 1ª do Brasil a estar apta para operacionalizar o Programa Terra Brasil

Prefeito Vinicius Pegoraro (MDB) salientou a expectativa da comunidade para este programa. (Foto: Divulgação)

O Terra Brasil é o Programa Nacional de Crédito Fundiário. Similar ao antigo Banco da Terra, ele visa garantir recursos para famílias que desejam ter a sua propriedade rural e necessitam de um crédito para esta realização.

Canguçu, conhecida por ser a Capital Nacional da Agricultura Familiar, foi o primeiro município do Brasil a se habilitar, como prefeitura, para ser agente do Terra Brasil.
Por esse motivo, vem realizando algumas rodadas de cadastramento de propostas e elaboração de projetos junto à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo do município.

Segundo o prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro (MDB), existe uma expectativa enorme por parte da comunidade para este programa, que foi pauta de diversas reuniões da prefeitura junto aos governos estadual e federal.

“Agora, esperamos que o programa seja, realmente, viabilizado e possa beneficiar a comunidade canguçuense”, afirmou Pegoraro.

Os interessados poderão fazer a solicitação de crédito diretamente com a Prefeitura de Canguçu, junto a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo.

Veja quem pode participar do programa:

• Trabalhadores rurais não-proprietários, preferencialmente assalariados, parceiros, posseiros e arrendatários que comprovem, no mínimo, cinco anos de experiência na atividade rural;
• Agricultores proprietários de imóveis cuja área não alcance a dimensão da propriedade familiar e seja comprovadamente insuficiente para gerar renda capaz de propiciar-lhes o próprio sustento e o de suas famílias.
• São permitidas idades entre 18 e 70 anos, que comprovem ter experiência de, no mínimo, cinco anos em atividades rurais nos últimos 15 anos, ou jovens de 16 (dezesseis) anos e menores de 18 (dezoito) anos, desde que devidamente emancipados, com averbação no cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais.
• Os jovens com idade entre 16 (dezesseis) e 19 (dezenove) anos deverão comprovar 2 (dois) anos de origem na agricultura familiar, como integrante do grupo familiar ou como aluno de escola técnica, dos Centros Familiares de Formação por Alternância, inclusive similares.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome