Canguçu é um dos principais produtores de tabaco do país. Na safra 2021/2022, o município foi responsável por 18.845 mil das 560.181 toneladas produzidas, sendo que obteve o maior número em todo o país.
Atualmente, o município tem a cultura como principal provedor de renda para seus moradores. Os agricultores estão cada vez mais buscando diversificar suas produções e manterem o tabaco ativo em suas propriedades.
O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Canguçu, um dos maiores do estado, orientou seus associados a intercalar produções com o cultivo do fumo. “A orientação do Sindicato foi que o produtor deveria intercalar, no talão de produtor, a venda [do tabaco] com outros produtos”, informou Delair Radtke, representante da entidade.
A fim de manter o patamar alto de produção do município, o sindicato aconselhou os fumicultores de Canguçu a não diminuírem suas plantações. “Outra orientação é manter, para a próxima safra, a mesma área cultivada da última. Em Canguçu, foram plantadas cerca de 8.350 hectares, com produção de 12.942 kg por ha e o preço médio foi de R$ 18,19 por kg”, conta o sindicalista.