
Uma família de agricultores do interior de Canguçu desenvolve a produção de alimentos orgânicos através da comercialização de seus produtos desde 2006, ano em que estruturaram as vendas da propriedade Vida na Terra, localizada na Coxilha dos Silveiras, 1º Distrito.
Desde o início, o objetivo do casal Cléu de Aquino Ferreira e Rosimar Borges Ferreira foi transformar o sítio em uma propriedade sustentável, colocando a vida em primeiro lugar, não somente a vida humana, mas todas as vidas que se sustentam a partir dessa. Para isso, através do auxílio dos filhos e da cunhada, foi necessária a preservação das espécies originais de fungos, bactérias e microrganismos que se desenvolveram na propriedade rural, desfazendo-se totalmente da utilização de agrotóxicos e produtos ofensivos à terra.
Alimentação orgânica e equilíbrio ambiental
O trabalho realizado na propriedade é totalmente orgânico e, por isso, necessita um cuidado especial. Conforme Aquino, é importante saber observar os ciclos de vida em determinados ecossistemas, se fazendo necessário um entendimento em agroecologia para a utilização correta dos produtos não químicos, pois não podem ser jogados em um ambiente sem considerar as outras vidas que estão sendo atacadas, desiquilibradas ou dizimadas. O proprietário enfatizou que a falta dessa observação pode levar ao desequilíbrio na fauna e flora presentes no espaço.
Turismo rural durante a pandemia
Um caminho um pouco diferente começou a ser trilhado pelos agricultores da propriedade. Além da comercialização dos produtos do sítio, eles passaram a investir numa área pouco explorada no município, o turismo rural. Os pequenos produtores começaram a se organizar como propriedade turística, recebendo visitantes de escolas infantis, universitários de cursos ligados ao estudo de práticas rurais, alunos de escolas técnicas e, por último, grupos de idosos.
Os grupos passam por um roteiro de contemplação das paisagens naturais, conhecem como funciona a estrutura de uma agroindústria, aprendem sobre manejo de agrofloresta, pomares e são convidados a degustar os alimentos cultivados na propriedade, que também ficam expostos para venda.
Essas atividades, preparadas para receber os visitantes, tomaram espaço maior, no ano passado, mas em função da pandemia de coronavírus, as últimas visitas foram realizadas no começo do ano e paralisadas logo em seguida.
Comercialização dos produtos da propriedade
Os produtos cultivados variam entre sucos e doces de uva, amora, ameixa, goiaba, pêssego, araçá, butiá, ananás, uvaia, guabiroba, bananas, citrus e outras culturas que ainda não entraram em nível comercial. Devidamente adubados com insumos produzidos pelos próprios agricultores.
A Covid-19 afetou toda a produção que estava preparada para atender uma demanda um pouco maior que da última safra. Um dos principais mercados que os produtores atendem é a alimentação escolar, que por meio de licitações, fornecem refeições orgânicas às crianças, setor esse, que também foi afetado com a paralisação devido à pandemia.
Um dos caminhos utilizados para driblar essa situação foi a venda dos produtos em forma de kits anunciados via internet, através das mídias sociais. Além disso, receberam o apoio de amigos que conhecem a realidade da propriedade e disponibilizaram-se a auxiliar na comercialização dos produtos.
Uma das principais formas de obter rentabilidade são as vendas em datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados. Volumes mais significativos são entregues em Pelotas, em pontos específicos, e em Canguçu, conforme solicitada a entrega presencial nas residências.
Expectativas para o futuro
O produtor pretende continuar com esse mercado de comercialização que foi adotado no período por ter se apresentado como potencial. Além disso, acredita que esse é o momento de mostrar o quanto vale um alimento de qualidade para saúde das pessoas e lembra da necessidade de preservar os espaços de vida no campo.
Assim que o momento atual acabar, a estimativa é receber novos visitantes e, para isso, destinarão um espaço nas demandas da propriedade mais direcionado ao turismo rural.
Mais informações podem ser obtidas através da fanpage (@propriedadevidanaterra).