Canguçu: Suposto caso de racismo é registrado na Ciena

Envolvidos foram encaminhados à Delegacia para registro. (Foto: Redes Sociais)

Durante o segundo dia de evento da Ciena, realizado na última sexta-feira (21), testemunhas relataram um suposto caso de racismo. O acontecimento teria sido registrado no Ginásio Municipal de Esportes durante uma apresentação. Para saber mais, a reportagem conversou com algumas fontes.

A Secretaria de Educação informou: ‘Houve uma denúncia, seguimos o regulamento da Ciena e as demais providências serão tomadas pelas autoridades competentes.” A secretária da pasta, Fernanda Barbosa, ainda informou sobre possíveis punições. “A escola não foi punida por dois anos e nunca se falou nisso. Inclusive, a escola recebeu premiação ontem, conquistou várias medalhas.”

“Na noite de ontem, os organizadores e a comissão avaliadora do Ciena, juntamente com as mães de alunos de uma escola que participava do evento estiveram na Delegacia de Polícia. Segundo relatos dos envolvidos, durante a apresentação de uma escola que tratava de temática negra, uma criança de 9 anos, de outra escola teria tido imitado um macaco.

Uma das avaliadores identificou a criança e chamou a organização do evento para discutirem uma possível punição para a escola da criança que cometeu o ato. Os representantes dessa escola também ficaram insatisfeitos com uma possível punição da Escola e protestaram.

Diante os fatos, os envolvidos foram encaminhados à Delegacia para registro.”

Grupo de dança

Familiares do grupo de dança acusado publicaram uma nota sobre o caso. Confira na íntegra.

“Que grupo lindo, que apresentação divina.

Meus pequenos vocês estavam lindos, mereciam tudo de mais lindo nesse dia e nessa noite de ontem, mas infelizmente por uns julgamentos errados e sem provas, vocês foram desclassificado da 35° Ciena.

E as manhãs e tardes de ensaio com frio, chuva e calor, vocês estavam lá para ensaiar e chegar o grande dia vocês darem tudo de si.

Mas, infelizmente, por um ato que tenho certeza que não tiveram maldade, saíram da Ciena e acredito que estavam em ótima colocação.

Mas espero que essas pessoas que fizeram essas acusações sem prova sejam punidas.
Por que só quem é mãe sabe o quanto dói ver um filho chorando e passando mal como ontem, tendo que ir parar no hospital de tanto chorar e tendo crise de ansiedade.

E sem dizer que ontem falaram que nossa invernada da escola não vai poder participar da Ciena por 2 anos.

Queremos justiça. Queremos respostas. Meu desabafo.”

Registro na Delegacia

A Polícia Civil também falou sobre o ocorrido.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome