GGI debate segurança nas escolas de Canguçu

A capacitação foi destinada a diretores, coordenadores, orientadores, professores, merendeiras, serventes, motoristas e secretários de escola. (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Canguçu)

Na quinta-feira (20), o Gabinete de Gestão Integrada em Segurança (GGI) e a Secretaria Municipal de Educação promoveram formação com o propósito de debater sobre a segurança nas escolas. A capacitação foi destinada a diretores, coordenadores, orientadores, professores, merendeiras, serventes, motoristas e secretários de escola.

O evento foi realizado na sede do E.C. Cruzeiro, em duas turmas. Na data, as aulas foram ministradas em formato à distância. Na próxima semana, serão retomadas normalmente.
Na semana anterior, o GGI já havia promovido mais de 10 encontros para tratar sobre o tema, envolvendo a prefeitura, órgãos de segurança, sindicatos, instituições, comunidade escolar e população em geral.

No dia 12 de abril, o Gabinete conduziu uma reunião com representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, Prefeitura e a presença de diretores de todas as escolas municipais. Na ocasião, debateram sobre segurança no ambiente escolar e supostas ameaças que circularam nas redes sociais. Desde o ataque a uma escola infantil em Santa Catarina, os órgãos têm intensificado o monitoramento no município.

O comando da Brigada Militar (BM) e a chefia da Polícia Civil (PC) estiveram no local e apresentaram as ações previstas na área e expuseram as atuações já realizadas na semana. A corporação apontou que estava reforçando o patrulhamento nas instituições de ensino. A Polícia Civil, por sua vez, esclareceu boatos que foram espalhados no município e reforçou a necessidade de atenção às notícias, visto a onda crescente de fake news.

A Secretaria Municipal de Educação, ressaltou que estava monitorado todas as suspeitas e boatos em circulação, através de um grupo com os órgãos de segurança. A pasta ainda salientou que não houve nenhuma alteração na rotina de aulas, e tranquilizou pais e professores quanto à realização das atividades. Além disso, anunciou que, em parceria com os efetivos da BM E PC, seguirá promovendo atividades de conscientização e orientação nas escolas.

Em caso de suspeita, é necessário contato com os canais de denúncia. Neste caso, estão disponíveis a Brigada Militar (190) e a Polícia Civil (197) ou pelo WhatsApp (51) 98444-0606, que funcionam 24 horas por dia. Além disso, é possível realizar uma declaração de através do site gov.br/escolasegura.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome