O município de Canguçu, desde o começo das ações de distanciamento social, vem fiscalizando e apurando denúncias relacionadas ao descumprimento das medidas contra a proliferação da Covid-19. Através de visitas, a fiscalização atua junto à Brigada Militar (BM) na realização de mais de 5 mil vistorias apoiadas nas campanhas de conscientização da Prefeitura que objetiva contribuir para que essas ações sejam cada vez menos necessárias.
A equipe da Polícia Militar, comandada pelo tenente Marcos Zanetti com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no final de junho, autuou diversos veículos e orientou passageiros e pedestres que se encontravam estacionados e aglomerados junto ao Largo da Faixa. O local é uma extensão da BR-392, ponto que havia se tornado fixo de passeio de moradores aos finais de semana, atitude que desrespeitava os decretos estadual e municipal que previam desfazer atividades estabelecidas como aglomerações.
A atuação dos profissionais que fiscalizam as dependências de estabelecimentos, órgãos públicos e demais localidades do município inspeciona os ambientes, orienta pelo cumprimento das medidas de higienização e na prudência em relação à formação aglomerações.
De acordo com a assessoria de imprensa do Executivo, o objetivo não é a aplicação de multas e o fechamento do comércio, mas conscientizar as pessoas sobre a necessidade do cumprimento das medidas de prevenção e cuidados com a saúde.
Os policiais militares estarão recebendo possíveis denúncias que podem ser realizadas pelo telefone (53) 3252-1275, as quais serão devidamente direcionadas à atuação da Vigilância Sanitária. Recomenda-se, ainda, evitar contato direto e pessoal com pessoas alheias ao convívio doméstico justamente pela transmissão do vírus no município costumar ocorrer pelo ar ou objetos compartilhados sem os devidos cuidados de higienização.