Canguçu: Prefeitura decreta situação de emergência por conta da estiagem

Documento foi assinado na quarta-feira (11). (Foto: Divulgação)

Na tarde de quarta-feira (11), o prefeito Vinicius Pegoraro (MDB) assinou o Decreto de n° 9302/2023, que estabelece oficialmente situação de emergência no município devido à estiagem.

Com o documento em vigor a partir desta quinta-feira (11), o município poderá ter acesso a formas mais efetivas e ágeis para aquisição de bens para o enfrentamento da crise hídrica. Além disso, o documento permite que os produtores afetados possam obter adesão a seguros agrícolas e negociações de dívidas.

A situação de emergência em Canguçu foi determinada pela análise de prejuízos humanos, ambientais intrínsecos e econômicos. Ao todo, conforme apontado pelo relatório da Emater/RS-Ascar, o município já contabiliza um prejuízo de cerca de R$ 61 milhões somente na produção agrícola.

Segundo a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Agricultura tem prestado assistência diária para a comunidade, no abastecimento de água, assim como na abertura de bebedouros e cacimbas. Somente nos últimos três anos, já foram abertas mais de três mil cacimbas e bebedouros. Além disso, a estrutura de trabalho foi ampliada com o uso de três caminhões-pipa.

Apesar disso, o prefeito destaca que a demanda se mantém muito alta e, por isso, é necessário apoio tanto do Estado quanto da União para amenizar os efeitos da crise hídrica.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome