O escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Canguçu promoveu, pelo segundo ano consecutivo, a realização de 24 oficinas de Páscoa em comunidades canguçuenses. Os encontros objetivaram a capacitação de mulheres que desejam complementar a renda da família através da produção de ovos de chocolate.
Com a participação de aproximadamente 300 mulheres – entre elas, agricultoras familiares, pecuaristas, quilombolas e assentadas da reforma agrária – o curso teve o intuito de fortalecer a economia doméstica, promover a segurança alimentar e a geração de renda. Na oportunidade, as participantes aprenderam a fazer ovos tradicionais, coelhinhos, ovos de colher, entre outros.
As oficinas foram ministradas pela extensionista rural social Bianca Silveira que defende a iniciativa. “O principal objetivo dessa ação é que as agricultoras possam produzir os ovos para casa e também comercializar no período de Páscoa, gerando assim uma renda a mais para a família”, reforça.
Na edição de 2023, cinco das oficinas foram realizadas pela Emater em parceria com a Prefeitura Municipal de Canguçu. Para o ano que vem, estão previstas a execução de mais oficinas nas comunidades no meio rural.