O Cine Teatro Municipal recebeu, na última semana, mais um evento de apresentação do programa “Em Frente Canguçu“. Desta vez, com foco na cultura, o prefeito Vinicius Pegoraro (MDB) divulgou ações e projetos culturais e artísticos previstos para 2022, em Canguçu.
Entre as ações está um aporte de R$ 120 mil, que serão divididos para oito Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) visando apoiar a realização de eventos e a recuperação de patrimônio afetado pelo período de pandemia. O edital de inscrição já está disponível no site ou pode ser acessado clicando aqui.
Em agosto deste ano, Canguçu será sede da Geração e Distribuição da Chama Crioula, onde representantes de municípios da 21ª Região Tradicionalista estarão presentes na cidade. A intenção é de que, neste ano, a solenidade possa ser realizada de forma presencial e em grande porte.
Outra ação prevista na área cultural é o retorno dos mutirões de serviços públicos, shows e entretenimentos artísticos locais para a zona urbana e rural do município. Ainda, haverá o cadastro de prestadores de serviços artísticos/culturais nas áreas de música, dança, teatro, audiovisual, artes, fotografia e pintura, para atender eventuais demandas da administração municipal na área. O edital de credenciamento já está disponível no site ou clicando aqui.
A prefeitura ainda tem atenção ao turismo religioso. Para isso, está sendo trabalhada a possibilidade de realização do 1º Festival Gospel do Município.
Patrimônio
Na área dos patrimônios, há a expectativa de revitalização e restauração dos prédios e espaços históricos de Canguçu. Além disso, haverá a disponibilização de um novo espaço para o museu e a formulação de um convênio para a sua manutenção e funcionamento. Também ocorrerá aquisição de nova mobília e o restauro de peças da Casa de Cultura.
Neste sentido, está prevista a construção de um novo prédio para resguardo do acervo da cultura alemã e pomerana, junto à Escola Municipal Carlos Soares da Silveira.
Eventos culturais presenciais
A expectativa é que seja possível a realização de eventos tradicionais de forma presencial, como o 8º Canto dos Cardeais, a 35ª Ciranda Estudantil Nativista (CIENA), o XX Festival Canguçu da Canção Popular (FECANPOP), o Festival da Cultura Alemã e Pomerana (FESTCAP) e o Festquilombola.
Para conferir o documento completo das ações culturais deste ano, acesse aqui.
Com informações da Assessoria de Imprensa