
O processo do desenvolvimento econômico de Arroio Grande passa pelas mãos de produtores e trabalhadores rurais que atuam no campo, com contribuições importantes e assumindo posição de destaque diante da capacidade de expansão de produtividade e geração de oportunidades de emprego.
Os números ao longo dos anos comprovam o protagonismo do setor produtivo como gerador de renda no município respondendo por cerca de 83% do Produto Interno Bruto (PIB) local e 93% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) provenientes do setor. Na safra atual foram plantados 25.750 hectares de arroz e 65.380 de soja.
O presidente do Sindicato Rural de Arroio Grande, Ladislau Silveira, destaca a importância do setor na geração de emprego, já que uma lavoura de arroz emprega 1 colaborador para cada 50 hectares e, na de soja, a proporção é de 1 colaborador a cada 200 hectares, reafirmando o grande percentual de mão de obra.

27.944 de ovinos e cerca de 5 mil equinos. (Foto: Divulgação)
A produção é vista como a vocação econômica do município principalmente pelas características de extensão territorial. Além da produção de arroz e soja, Arroio Grande ainda alavanca sua economia através da pecuária, madeira e produção de milho, leite, peixe, melancia e abóbora, cultivares que representam um reflexo importante na economia local.
De acordo com dados fornecidos pelo extensionista da Emater/RS-Ascar, Daniel Feijó, o município atingiu 1.890 hectares de produção de milho. Na pecuária, de acordo com dados da Inspetoria Veterinária, foram contabilizadas 105 mil cabeças de gado, 27.944 de ovinos e cerca de 5 mil equinos. A agricultura familiar também desenvolve um importante papel no processo econômico e social de Arroio Grande, com a produção de olerícolas diversas que são comercializadas nas feiras promovidas no município e para órgãos institucionais através de projetos que contam com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Emater.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, João Cezar Larrosa, o desenvolvimento da agricultura familiar representa um novo processo econômico no município, como no caso da produção de leite, que deixa de ser direta dos grandes produtores e começa a ser também trabalhada pelos agricultores familiares.
“As feiras, os espaços de comercialização, a necessidade de ter um atendimento exclusivo a essas famílias começa a se fazer necessário. O próprio Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio Grande, que até então seria um Sindicato com atendimento voltado para assalariados rurais, passa a se transformar em uma ferramenta também de apoio a esses agricultores familiares”, afirma Larrosa, ao lembrar do processo inicial da produção familiar no município.
Conforme o sindicato, cerca de 80% das hortaliças produzidas no município são oriundas da agricultura familiar, grande responsável pela manutenção das famílias no campo.