Logomarca criada em celebração aos 150 anos de Arroio Grande retrata a história de Arroio Grande

Logo dos 150 anos do município possui elementos que remetem à história e símbolos locais. (Foto: Divulgação/Arroio Grande)

Todo o material publicitário alusivo ao aniversário de Arroio Grande lançado pela Prefeitura, órgãos de imprensa e entidades, contam com a inserção da logomarca comemorativa aos 150 anos do município.

A escolha foi feita através de seleção por um concurso organizado pela Secretaria Municipal de Cultura no mês de janeiro, levando em consideração princípios funcionais que envolveram o conceito povos originários (Índios Minuanos, Açorianos, Africanos), como caráter trabalhar com símbolos, o estilo minimalista e na paleta de cores a flor símbolo de Arroio Grande, Lírio de São José.

A vencedora do concurso foi a bacharel em Design pelo Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), Yasmini Barros Botelho, de 23 anos. Ao destacar o processo de criação, Yasmini ressalta que o primeiro passo foi entender os requisitos previstos no edital.

Símbolos carregam aspectos importantes que permearam Arroio Grande ao longo dos anos. (Foto: Divulgação)

“Fiz uma busca por referências visuais para me inspirar na hora de criar a marca. Não senti necessidade de pesquisar sobre a história da cidade para coletar os símbolos, pois já tinha mais ou menos em mente quais ícones da cidade iria representar. Depois de idealizar mentalmente a marca, passei a ideia para o computador. E foi super rápido, consegui reproduzir a ideia em algumas horas”, declara a designer sobre o processo de criação.

Os símbolos que compõem a marca levam elementos da arquitetura açoriana e religião católica representada pela Igreja Matriz, pontos turísticos históricos através da Ponte de Mauá e o Obelisco, que possuem uma representatividade histórica.

Bacharel em Design pelo Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), Yasmini Barros Botelho,
de 23 anos, venceu o concurso para a escolha da marca. (Foto: Divulgação)

Já na representação dos povos originários, para representar os indígenas foi utilizado um padrão original que é aplicado hoje em dia em vestimentas gaúchas, nos africanos, a lança utilizada pelos lanceiros negros e os búzios que remetem a religião afro-gaúcha. Também está presente o Lírio de São José, que é a flor símbolo da cidade, inclusive inspirando as cores do projeto.

“Minha maior dificuldade ao produzir a marca foi escolher quais símbolos iriam representar os povos africanos, pois são povos muito complexos e eu queria fugir do simplismo ou do clichê, queria de alguma forma poder representar um pouco da importância dos negros na história do município e do Rio Grande do Sul”, afirma Yasmini. O trabalho da jovem entra para a história de Arroio Grande, já que sua criação está intimamente ligada à comemoração desta data tão importante para todos os arroio-grandenses.

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