Na manhã desta sexta-feira (13), representantes de diversas entidades foram recepcionados no gabinete do prefeito Ivan Guevara (Progressistas) para acompanhar a divulgação da identidade visual de comemoração dos 150 anos de Arroio Grande.
A Logomarca foi selecionada através de concurso organizado pela Secretaria Municipal de Cultura sendo escolhido por uma comissão avaliadora respeitando as exigências do edital levando em consideração os seguintes princípios funcionais: conceito: povos originários; (Índios Minuanos, Açorianos, Africanos); caráter: trabalhar com símbolos; estilo: minimalista; paleta de cores: flor símbolo de Arroio Grande: Lírio de São José.
Após a apreciação da comissão, a proposta escolhida foi da graduanda em Design no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Pelotas, Yasmini Botelho. No ato de apresentação, a Secretária de Cultura, Anelize Carriconde ressaltou que a ideia de fazer um concurso foi de ampliar a participação dos profissionais que atuam na área visual, sustentando o desejo que a comunidade se aproprie da marca.
Em relação as comemorações dos 150 anos que serão desenvolvidas no decorrer de 2023, o Guevara manifestou a importância da marca desenvolvida no sentido de gerar o sentimento municipalista na população. Ao final, Guevara e Anelize efetuaram a entrega da premiação de R$ 1,5 mil para Yasmini, conforme previsto no edital.
O designer gráfico que atua junto a Secretaria de Cultura, Fabrício Cruz, explicou que a logomarca vencedora passará a ser de propriedade pública e será utilizada em todas as formas da identidade visual, tais como em eventos e materiais de divulgação, sendo disponibilizada nos sites da Prefeitura e da Secretaria de Cultura para as entidades.