Comunidade de Arroio Grande está na expectativa da aprovação de investimentos em pavimentação

(Foto: Arquivo/JTR)

A Prefeitura de Arroio Grande, visando a melhoria da infraestrutura urbana da cidade e um avanço na qualidade de vida da população, está buscando recurso com a Caixa Econômica Federal através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), no valor de R$ 4 milhões, a ser usado para a pavimentação de inúmeras ruas (aproximadamente 37.500 metros quadrados) com sinalização, iluminação da avenida Visconde de Mauá, entre a avenida Nossa Senhora da Graça e a rua Baltazar Chagas, e construção do pórtico de entrada da cidade.
O projeto já aprovado pela Caixa, tramitou na Câmara de Vereadores em torno de 40 dias e irá para votação em plenário na próxima segunda-feira (15), em sessão extraordinária, uma vez que o parlamento municipal está em recesso.
No município, a Casa Legislativa é composta por nove vereadores, sendo que cinco compõem a bancada de oposição. O prefeito Luis Henrique Pereira (Progressistas), mesmo com minoria, está confiante pela importância do investimento. Será necessário o apoio de 2/3 do parlamento, ou seja, seis votos favoráveis.
Em um trabalho que será veiculado nas redes sociais e na Rádio Difusora hoje (12), a comunidade terá a oportunidade de ouvir a opinião de populares sobre a importância da pavimentação na cidade. Além da presença do prefeito, do vice-prefeito Ivan Guevara e do secretário de Finanças, Rafael Furtado, na emissora, ratificando que o município poderia, inclusive, ter contratado junto à Caixa Federal o valor de até R$ 13 milhões, mantendo-se dentro das condições legais de endividamento sem comprometer o futuro das finanças.

Pavimentação

Com relação à pavimentação, é necessário destacar a importância do empreendimento que irá beneficiar inúmeras famílias que sofrem com a falta de pavimentação, além de prejudicar a trafegabilidade de veículos e pedestres, fazendo com que muitas ruas sejam evitadas, tornando o local pouco utilizado e, consequentemente, inseguro para os usuários. Outro ponto a destacar é que toda rua contemplada que possuir esgoto cloacal a céu aberto terá este problema sanado pela Prefeitura Municipal, que irá realizar todas as ligações cloacais antes da realização da pavimentação, resolvendo uma questão de saúde pública.

Iluminação

A avenida Visconde de Mauá terá suas luminárias substituídas por luminárias de LED, mais eficientes e econômicas, proporcionando maior visibilidade e segurança para os usuários.

Pórtico

Outro importante item a destacar é a construção do pórtico de entrada da cidade. Com o objetivo de revitalizar a entrada da cidade e promover o desenvolvimento turístico dessa microrregião, da Metade Sul, este pórtico despertará o interesse e incentivará o conhecimento das potencialidades turísticas de Arroio Grande, atraindo turistas que passam pela cidade simpatia.

Confira algumas opiniões sobre o assunto:

(Fotos: Divulgação)

“Quando se fala de pavimentação não podemos esquecer-nos dos benefícios em saúde, limpeza pública e segurança. Recentemente nossa escola, numa parceria com o Poder Público e com o Rotary Club, recebeu importantes melhorias em seu entorno, facilitando o acesso das pessoas. Não vejo nenhum problema em novos investimentos nos bairros se o município tiver condições de endividamento”, declarou o diretor da Escola Maria da Silva Soares – Rotary- Professor Carlos Alberto “Paulista”.

“Antigamente aos sairmos para trabalhar cedo a água batia no joelho e o barro e o esgoto a céu aberto causava muitos transtornos. Com o calçamento hoje a situação é muito melhor espero que a prefeitura continue fazendo obras deste tipo em outros bairros”, comentou o senhor Ladislau Pereira, morador no São Gabriel, onde há pouco tempo foram concluídas as obras de pavimentação em sua rua.

“Investir em pavimentação é fundamental, é saúde pública, é desenvolvimento, do contrário, até para o crescimento empresarial é difícil. A poeira e os buracos prejudicam enormemente, já que a trafegabilidade em ruas sem calçamento não podem parar”, justificou o empresário Juan Alberto Sanchez.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome