A Secretaria Municipal de Educação de Arroio Grande promove, de 2 a 4 de agosto, a 8ª edição do Simpósio Municipal de Educação. O evento busca envolver os profissionais da área educacional em uma programação com palestras dedicadas aos mais diversos setores, sessões de comunicação, apresentação de trabalhos produzidos pelos professores da rede de ensino e 10 oficinas.
Programação
Dia 2 agosto de 2022
Local: Centro de Cultura Basílio Conceição
Apresentação Artística – Coral em Libras da Escola Bíblica – Igreja Cruzada de Arroio Grande
14h – Palestra: “Educação Inclusiva: Os protagonistas da Inclusão Efetiva” – Palestrantes: Ângela Brum Soares (Pedagoga; Psicopedagoga; Especialista em Deficiência Visual; Capacitação em Reabilitação Visual, Educação Especial e Inclusiva) e Louise Nunes da Rosa (Magistério; Pedagogia; Capacitação Deficiência Visual, Educação Especial e Inclusiva.
Dia 3 agosto de 2022
Local: Centro de Cultura Basílio Conceição
8h – Credenciamento e o Welcome Coffee;
8h30 – Apresentação Artística – Anelise Carriconde;
9h30 – Abertura oficial do Evento;
9h30 – Palestra para Professores: “Sou ou Estou Professor: Um projeto de vida” – Palestrante: Profª Luciane Golo Cauduro – FTD; Professora Pedagoga com Habilitação em Supervisão Escolar; Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica; Pós-Graduanda em Neuropsicopedagogia; Mestranda em Educação na área de formação de Professores Coach.
Concomitantemente no Auditório do Cinema
9h30 – Palestra para Funcionários: “Desenvolvendo o bem estar da comunidade escolar:
Atividades Psicossociais (Grupo de escuta e autorreflexão). Palestra a cargo do grupo Multidisciplinar da SME de Arroio Grande (psicólogos e assistentes sociais).
11h – “Circuito Cultural Novos Espaços do CCBC”- Visita guiada às novas dependências do CCBC.
Local: Centro de Cultura Basílio Conceição
13h30 – Sessões de Comunicação – Apresentação de trabalhos pelos professores das redes
municipal, estadual e privada do município.
Dia 04 de agosto
Local: Centro de Cultura Basílio Conceição
8h30 – Apresentação Artística – Aluno Muryllo Correa Bonneau da EMEI Elisa Maria Paias
Messon
9h- Palestra: “Saberes docentes necessários para inclusão de alunos com deficiência”- Palestrante: Profª Doutora Gilsenira de Alcino Rangel – Doutora em Letras; Professora Titular do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da UFPel.
11h- Continuação das Sessões de Comunicação.
OFICINAS – A partir das 13h30
Local: IEE Aimone Soares Carriconde
1 – “O Desenvolvimento de Competências e a Neuroeducação” – Profª Natalina Triches; Graduada em Filosofia – UFPR; Especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação; Especialista em Gestão Escolar Supervisão e Orientação Educacional.
2 – “Fluidez: A alegria de viver” – Alessandra Fontes Souza; Facilitadora de Consciência; Consteladora Sistêmica; Tetaheanling; Reikiana; Barras de Access; Hipnose Clínica. “Ansiedade … olhe para dentro”- Profª Ana Paula Moraes Barros; Licenciada em Educação Física e Pedagogia; Pós-graduada em Supervisão Escolar; Instrutora de Yoga.
3 – “IDENTIDADE: Patrimônio material e imaterial de Arroio Grande: conhecer para preservar” – Profº Lizandro Araújo de Carvalho; Graduado em Geografia pela UFPEL; pós-graduado em História; especialista em Tradição e Folclore Gaúcho e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Professor; Historiador cultural; Pesquisador independente; Carnavalesco; Comunicador; Escritor; Membro da ALAAG/RS; Criador do Memorial do Carnaval; Coautor do Livro “14 Personagens, 5 Vultos Históricos e outros tipos populares do Arroio Grande” e Vereador Presidente do Legislativo Municipal/2022.
4 – “Como construir uma cultura antirracista na escola?” – Profª Rosemar Gomes Lemos Coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais/UFPel; Lotada no Centro de Artes, é membro do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado da Pós-graduação em Artes; Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas; Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas/NEABI desde 2020; Faz parte do Comitê Científico da Revista VOX MUSEI Arte e Patrimônio, vinculada a Universidade Federal do Piauí e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/PT; É líder do Grupo de Pesquisa CNPQ – Design, Escola e Arte (DEA) – Desvendando patrimônios, construindo conhecimento e fazendo arte CA/UFPEL; PhD na área de Ciências da Arte e do Património pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/PT (2015); Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1988); Mestre em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2001); Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e PhD na área de novos materiais pela Universidade de Aveiro – Portugal (2005).
5 – “Efeitos da BNCC no Planejamento da Prática de Sala de Aula- Profª Mestra Rafaela Tzelikis Mund – Mestra em Psicologia, Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Graduada em Pedagogia, com habilitação em educação especial; Cursos de qualificação em: Coaching de vida e de grupo (IBC), Coaching de liderança (Instituto Foco), Desenvolvimento de liderança (Dom Cabral), Liderança Situacional (Intercultural), Programação Neurolinguística (IBC) e Comunicação não-violenta (Dominic Bartier).
6 – “Autismo: Acolhimento, vivências e perspectivas” – Profª Eliane Sá Britto BitencourtNeuropsicopedagoga; Especialista em Autismo; Graduada em Artes pela UFPEL; Pós- graduada em Informática na Educação pela UCPEL; Pós graduada em Gestão Educacional pela UFPEL;mPresidente da AMPARHO (Associação de amigos, mães e pais de Autistas e relacionados com enfoque holístico); Ativista da causa Autista e mãe do Márcio de 17 anos.
7 – “Diálogos sobre teorias e práticas de alfabetização e letramento”- Profª Gilceane Caetano Porto (UFPEL); Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Doutora em Educação pelo Programa de PósGraduação em Educação da FAE/UFPel (2011); Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da FAE/UFPel (2005); Especialização em Educação pela FAE/UFPel (2001) e Graduação em Pedagogia pela mesma instituição (1999). É vice-líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP/CNPq) e pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE/CNPq).
8 – “O lúdico na Educação Infantil: submissão ou emancipação?” – Profª Elisa dos Santos
Vanti-Professora Pedagoga Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
Especialista em Educação Pré-escolar; Professora da UFPEL; pesquisadora do grupo LABFORM e autora de publicações na área.
9 – “Lei Lucas e primeiros socorros para a comunidade escolar” – Enfermeiro Odir Victória Peres Júnior- Graduado em Enfermagem pela UFPEL; Especialista em urgência emergência;
Pós-graduado (Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia); Pós-graduando (Enfermagem em UTI neonatal e pediátrica); Enfermeiro Responsável Técnico pela base do SAMU em Herval.
10- “Alimentação saudável: consumo consciente de sal”- Patrícia de Britto Costa- Graduada
em Nutrição pela UFPEL; Pós-graduada em saúde da Família UFPEL; Mestre em Nutrição e
Alimentos (UFPEL); Responsável Técnica pela cozinha hospitalar da Santa Casa de Arroio
Grande; Responsável técnica pelo PNAE em Arroio Grande.
18h30 – Palestra destinada a toda a comunidade escolar;
“FAÇA DA EDUCAÇÃO UM TEMA PRIORITÁRIO DENTRO DA SUA CASA” – Profª Mestra Rafaela Tzelikis Mund – Mestra em Psicologia, Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Graduada em Pedagogia, com habilitação em educação especial; Cursos de qualificação em: Coaching de vida e de grupo (IBC), Coaching de liderança (Instituto Foco), Desenvolvimento de liderança (Dom Cabral), Liderança Situacional (Intercultural), Programação Neurolinguística (IBC) e Comunicação não-violenta (Dominic Bartier).