Estudantes de Arroio do Padre visitam a Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos da Benjamin Constant participaram do evento em Rio Grande (Foto: Divulgação)

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Benjamin Constant visitaram, no dia 24 de outubro, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na Universidade Federal de Rio Grande (FURG). O evento constitui a modalidade prática da olimpíada, que contou também com uma fase teórica de prova escrita, realizada em escolas de todo o país para estudantes do ensino fundamental, médio ou técnico.

Acompanhados da professora Marlene Steinle, que desenvolve o projeto de Computação Criativa na escola, e da professora Viviane Moreira, os alunos puderam conhecer diversos trabalhos e projetos da área da robótica, bem como assistir a competições. Para Amanda Berndt Perleberg, estudante do 5º ano, a oportunidade foi um momento de muita aprendizagem. “Eu achei muito legal, vimos vários robôs e trabalhos interessantes. O que mais me chamou atenção foi um robô catador de lixo e outro que se desvirava”, contou.

No educandário, o projeto de Computação Criativa está em desenvolvimento desde o início do ano, atualmente sendo trabalhado com alunos do 5º e 6º anos. Segundo a coordenadora do projeto, o trabalho envolve a utilização de materiais diversos, como papelão, isopor, eletrônicos, entre outros, e tem como principal objetivo estimular a criatividade e fazer com que os alunos se expressem através dela.

“Durante o processo criativo, os alunos desenvolvem um trabalho de observação e análise de materiais e estruturas, refletem, interagem e compartilham ideias com os colegas. Esse projeto ajuda as crianças não apenas a serem mais confiantes, mas também para terem mentes abertas para a complexidade de vida que terão pela frente”, destacou a coordenadora.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome