Escola promove “Scratch Day” em Arroio do Padre

O evento global ocorreu na EMEF Benjamin Constant (Foto: Divulgação)

No dia 28 de junho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Benjamin Constant realizou o “Scratch Day”, data celebrada desde 2008 em uma rede de eventos global. Em 2019, o evento contou com cerca de 800 atividades em todo o mundo.
A ação consiste em fazer com que os alunos encontrem soluções para problemas usando o Scratch, um software de programação em blocos desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets, o MIT. Com ele, é possível programar online e offline, criando jogos, animações, histórias interativas – de qualquer disciplina, de forma simples e lúdica.
Participaram do evento na escola alunos do 5º e 6º anos, onde tiveram a oportunidade de ter contato com o Scratch, programa voltado para a criação de jogos para o público infantil. O evento teve a colaboração da professora convidada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Carolina Rodeghiero, orientando a oficina de circuito de papel, mostrando como a aprendizagem pode ocorrer através do brincar e se divertir.
O objetivo é trabalhar em um programa de Educação Criativa para ajudar no aprendizado e no desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes, com a meta de superar questões emocionais e pedagógicas.
Também estiveram presentes o Grupo de Robótica da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), orientados pelos professores Emanuel Estrada e Paulo Drews, com alguns alunos na demonstração de robôs, despertando a curiosidade dos alunos.
Para a visitação, compareceram as escolas Silveira Martins e Rio Branco prestigiaram o “Scratch Day”.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome