Escola Benjamin Constant, de Arroio do Padre comemora seu 43º aniversário

Atualmente, a escola atende 325 alunos do município, do 1º ao 9º ano, nos turnos da manhã e tarde, além da Educação para Jovens e Adultos (EJA) (Fotos: Katielen Siefert/JTR)

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Benjamin Constant completou no último domingo (20) seus 43 anos de fundação. A comemoração ocorreu no dia 19 e neste ano foi de maneira diferente: um torneio de futebol entre ex-alunos foi realizado no ginásio do educandário, promovendo um momento especial de reencontro entre colegas.

As equipes que disputaram a competição foram organizadas conforme o ano de formatura, nas categorias Feminino e Masculino. No masculino, a equipe vencedora foi da turma de 2011 e no feminino, a equipe de 2012. Houve, também, premiação com medalha para o artilheiro, que foi conferida ao jogador Jaime Fischer, da turma de 2005, além do título de goleiro e goleira menos vazado(a) da competição, que ficou para Patrick Harms, da turma de 2011, e Milene Dummer, de 2012.

(Foto: Katielen Siefert/JTR)

Além dos jogos, o evento contou com um almoço comemorativo, preparado pelas funcionárias da escola. Uma copa com doces, refrigerante, cachorro quente e pastel também foi organizada e esteve à disposição do evento. A equipe diretiva 2019 parabeniza a comunidade escolar e a todos que fizeram e fazem parte da instituição: alunos, professores, funcionários e aqueles que a cada dia constroem a história do educandário.

Registra, ainda, um agradecimento especial a todos que estiveram prestigiando o evento deste ano, bem como aos participantes do torneio, aos professores e funcionários que auxiliaram na organização, à Secretaria de Educação e aos patrocinadores.

(Foto: Katielen Siefert/JTR)

Um pouco da história
A Emef Benjamin Constant localiza-se na avenida 17 de Abril – ERS-737 – estrada também conhecida como Federeca. Segundo registros da escola, a instituição funcionou inicialmente junto à Igreja Evangélica do Arroio do Padre I, como Escola Evangélica do Arroio do Padre I, desde sua fundação em 1875 até 1939.

(Foto: Arquivo/Divulgação)

Nessa ocasião, devido à 2º Guerra Mundial e a proibição do ensino em língua alemã, foi criada a escola que levou o nome de Benjamin Constant, pois era cultural que as escolas tivessem o nome de um vulto histórico. No ano de 1974, após um ensaio do Coral de Trombones, houve uma conversa entre o professor Elmo Starke, o maestro Walter Raasch, Egon Bonow e o reverendo Honório Fromming em que foi levantada a questão da falta e da necessidade de uma escola de ensino fundamental completa na região.

No ano seguinte, foi fundada a Associação Cultural da Região Norte de Pelotas (ACRENPE), que tinha a finalidade de integrar as comunidades, o Poder Público, a escola e a família. Com o movimento levantado pela associação, junto ao apoio da população e com a doação de um terreno para construção da escola, feito por Darci Dário Petter, no dia 20 de outubro de 1976 foi então aprovado pela Prefeitura de Pelotas o projeto de criação da escola, sob o decreto nº 1193.

(Foto: Arquivo/Divulgação)

Na época, o currículo foi composto por 14 disciplinas: Português, Matemática, Geografia, História, Religião, Educação Moral e Cívica, Ciências Físicas e Biológicas, Organização Social e Política Brasileira, Música, Educação Física, Iniciação às Técnicas: Domésticas, Agrícolas, Industriais e Comerciais. Não havia transporte escolar, refeitório e muitas vezes faltavam itens para a merenda. A escola Benjamin Constant tinha como base, a tríade: Deus, Patriotismo e o Cultivo as Tradições, os quais constam em sua Bandeira e Hino. Com a emancipação de Arroio do Padre, em 2001, a escola passou a integrar a rede de ensino do município e recebeu a construção de mais dependências e diversas melhorias durante as gestões até o atual momento.

(Foto: Arquivo/Divulgação)

Atualmente, a escola atende 325 alunos, do 1º ao 9º ano, nos turnos da manhã e tarde, além da Educação para Jovens e Adultos (EJA), etapas II, III E IV, ofertado à noite. O quadro de professores e funcionários é composto por 47 servidores.

Rede de ensino de Arroio do Padre
Além da Benjamin Constant, o município conta com as escolas municipais de ensino fundamental e infantil (Emefi) Barão do Rio Branco e Silveira Martins, além da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Visconde de Ouro Preto.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Daniel Maximila Rocha, juntamente a sua equipe de Secretaria, agradece a todos os servidores da área pelo empenho e o trabalho desenvolvido nas escolas do município, e registra uma homenagem aos professores pelo dia 15 de outubro – Dia do Professor – e também aos funcionários pelo dia 28 de outubro – Dia do Servidor Público.

“Somos muito gratos pelo trabalho que os profissionais vêm desenvolvendo nas escolas. A educação é a base de tudo. Sem educação o município não cresce e não se desenvolve. Que com a educação façamos com que o Arroio do Padre se torne cada vez maior”, complementa.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome