Quarta, 19 de dezembro de 2018, 12:59h


Publicidade

Tordilho
Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 638 dezembro - 2018

Fechar X

Ano XII - Número 638

dezembro - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Agronegcio - Edio IV 2018/11

Receitas

Pssego Trufado

Assine


Home Rural

Rural

28-02-2018

Granizo atinge região produtora de arroz no Estado


Foto: Arquivo Pessoal Lavoura em Eldorado do Sul atingida pelo granizo

As equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) de Guaíba e General Câmara, pertencentes à Coordenadoria Regional da Planície Costeira Interna do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), estão nesta quarta-feira (28) fazendo visitas às localidades já comunicadas pelos produtores que foram atingidas pelo granizo na noite de terça-feira (27). O levantamento inicial das áreas afetadas, comunicadas por produtores de Eldorado do Sul e Guaíba até o momento, deve sair na quinta-feira (1º).


“É importante que os produtores que tiveram suas lavouras afetadas pelo granizo que entrem em contato com o Irga o mais breve possível, para não perder o prazo estipulado na legislação”, adverte o coordenador regional da Planície Costeira Interna, engenheiro agrônomo Ricardo Machado Kroeff.



Os produtores que tiveram suas lavouras atingidas devem comunicar em até três dias úteis a queda do granizo, conforme o decreto nº 51.446/2014 e preencher o formulário disponível no site da autarquia (acesse aqui). Ou ainda se dirigir ao Nate mais próximo de sua região para preenchimento do formulário manualmente. “Nesta primeira etapa é necessário que o produtor tenha o número de sua inscrição no Irga. Caso não tenha, poderá fazê-lo no Nate apresentando o talão de produtor rural. O número de inscrição é gerado na hora”, informa o economista Álvaro Escher, da Seção de Política Setorial do Irga.


Após o comunicado, o Irga entrará em contato com o produtor para agendar a visita de vistoria técnica de um engenheiro agrônomo ou de um técnico orizícola do instituto para análise dos prejuízos do local e posteriormente emitir o laudo. Após, o produtor deverá efetuar a entrega da documentação necessária no Nate da região correspondente ou diretamente na sede administrativa do institut,o em Porto Alegre.


São os seguintes documentos: formulário do comunicado, laudo da vistoria técnica, mapa da lavoura sinistrada acompanhado da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), licença de operação por órgão ambiental emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) ou órgão ambiental competente e cópia do contrato da seguradora ou declaração de que não possui seguro.


O prazo final da entrega da documentação é 31 de maio do ano da ocorrência do sinistro. No ano passado, o Irga indenizou nove produtores por perdas com granizo, totalizando o valor de R$ 828.055,28.


Previsão


A meteorologista e consultora do Irga, Jossana Cera, alerta para a possibilidade de que ocorram ainda chuvas fortes com vento e queda de granizo em parte da região oeste (São Borja e Itaqui) e região central (Caçapava do Sul, Santa Maria e Rio Grande) do Estado entre esta quarta (28) e quinta-feira (1º). A previsão é de chuva para todo o Rio Grande do Sul e possibilidade de formação de mais núcleos com potencial de temporais, ao longo da tarde.


Redator: Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga)



Granizo atinge região produtora de arroz no Estado


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Granizo atinge região produtora de arroz no Estado





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Granizo atinge região produtora de arroz no Estado


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados