Domingo, 22 de abril de 2018, 22:40h


Publicidade

Sicredi
Trilegal
  Tordilho

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 604 abril - 2018

Fechar X

Ano XII - Número 604

abril - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 134 anos de So Loureno do Sul 2018/04

Assine


Home Rural

Rural

29-12-2017

Cooperativa da região celebra resultados apesar de ano com cenário adverso


Foto: Divulgao Histria da Coopar est atrelada s atividades da agricultura familiar de So Loureno do Sul

Há 25 anos, quando um grupo de abnegados resolveu fincar o pé na causa do associativismo e cooperativismo, deram início à grande mola propulsora do fortalecimento e consolidação da agricultura familiar no município de São Lourenço do Sul e Região Sul do Estado. Hoje, são mais de 4.500 famílias associadas.


Ao completar esse quarto de século, a Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores da Região Sul (Coopar/Pomerano Alimentos) enxerga o presente exercício com muita animosidade, enfrentando dificuldades e instabilidade no cenário econômico e social do país, tendo políticas públicas executivas totalmente invertidas ao fomento e incentivo aos agricultores familiares, criando um ambiente de dúvidas e receios quanto à retomada do avanço do segmento, que é um dos principais esteios de desenvolvimento da agricultura.



Apesar de todas as dificuldades, o gerente geral da cooperativa, Amilton Strelow, avalia que o ano deve ser celebrado. “A Coopar está madura, alicerçada na união dos produtores que acreditaram no modelo de fortalecimento e potencialização da agricultura familiar. Uma grande família que deposita esforços diariamente para aumentar a competitividade da atividade primária, fomentando a economia do campo, com a diversificação de culturas e criando alternativas de emprego e renda para os agricultores e suas famílias”, comenta.


A área de abrangência da cooperativa envolve os municípios de São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Turuçu, Canguçu, Arroio do Padre, Cristal, Camaquã, Amaral Ferrador, Dom Feliciano e Chuvisca.


Suporte ao associado


O produtor que obtém os laudos de sanidade animal, livre da brucelose e da tuberculose, recebe incremento no valor pago pelo litro. É um acréscimo que, ao longo do ano, com o volume de litros comercializados, ajuda a suprir investimentos com os cuidados do próprio rebanho.


A Coopar também aposta no melhoramento genético. Os produtores recebem sêmen como bonificação para inseminação dos animais. A média de produção também é avaliada na hora de decidir o investimento. Além disso, a estrutura ajuda na negociação de preços melhores, já que com a possibilidade de estocar a produção, os agricultores podem aguardar o melhor momento de vender os grãos - em geral, soja, milho e feijão preto. Não raro, os compradores são os próprios associados, principalmente com relação ao milho, utilizado na alimentação dos animais. Cada uma das unidades tem capacidade para nove mil toneladas.


A cooperativa conta ainda com duas unidades de postos de combustíveis instaladas no interior, nas localidades de Boa Vista, próximo à indústria matriz, e na Picada Boa Esperança. Os preços não são diferenciados aos associados, mas costumam ser competitivos à clientela em geral.


Os leites UHT integral e desnatado são industrializados em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e voltam para comercialização na Zona Sul. A matéria-prima, entretanto, é da região. Já o soro é vendido para a cidade de Teutônia, na região Central do Estado.


“Com uma única cartada, a cooperativa coloca valor comercial no resíduo e ainda evita de ter de investir em um sistema para destinação correta do material, conforme a legislação ambiental”, explica o gerente de Laticínios, Fábio Bender. Em Teutônia, o soro transforma-se em composição láctea e ainda ganha a versão em pó.


Final de ano e confraternização


No dia 16 de dezembro, a Coopar realizou sua tradicional celebração de resultados, junto ao Salão Paroquial da Comunidade Católica da Boa Vista. Diretoria, funcionários, conselheiros e seus familiares brindaram os resultados alcançados ao longo do ano.


O presidente Zilmar Caetano de Almeida destacou a importância da valorização do grupo de conselheiros e dos funcionários da entidade, principais personagens do dia a dia operacional da cooperativa.


“Durante o ano de 2017, juntos, de mãos dadas, todos cooperaram para o crescimento da cooperativa e o momento se descreve como a hora de juntos confraternizarmos e agradecermos por todas as conquistas alcançadas”, declarou o gerente geral, Amilton Strelow.


Redator: Assessoria de Imprensa



Cooperativa da região celebra resultados apesar de ano com cenário adverso


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Cooperativa da região celebra resultados apesar de ano com cenário adverso





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Cooperativa da região celebra resultados apesar de ano com cenário adverso


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados