Quarta, 19 de dezembro de 2018, 13:01h


Publicidade

Tordilho
Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 638 dezembro - 2018

Fechar X

Ano XII - Número 638

dezembro - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Agronegócio - Edição IV 2018/11

Receitas

Pêssego Trufado

Assine


Home Perfil

Perfil

Marco Medronha

Emater/RS-Ascar


Perfil Marco Medronha
Marco Antônio Medronha da Silva é natural de Camaquã/RS, casado com Dulce Maria da Silva com quem tem três filhos, Marco Filho (28), Victor (25) e Cássia (22). Marco é Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas e graduado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo. Atualmente trabalha como jornalista na Assessoria de Imprensa do Escritório Regional de Pelotas da Emater/RS, onde trabalha por 30 anos. Em 1980 ingressou na empresa como técnico agrícola, formado no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), Pelotas/RS. Trabalhou como extensionista rural nos municípios de Cristal e Camaquã. Em 2009 atuou na função de Gerente Estadual de Comunicação da Emater/RS em Porto Alegre. No meio acadêmico Marco foi professor universitário, ministrando disciplinas de Comunicação Rural, Televisão e Telejornalismo. Já realizou pesquisas nas áreas de gênero, lingüística aplicada, análise do discurso e TV digital.

Experiência profissional deu origem a um Livro

As experiências profissionais do perfil da semana do Tradição Regional renderam um livro que será lançado, pela Academia Brasileira de Extensão Rural, nas comemorações do dia nacional da Extensão Rural (06/12) : “Estórias e Histórias no Sítio: Extensão e Comunicação Rural no RS” trata das transformações do processo comunicacional no trabalho de extensão rural do Estado. A História se refere ao início da Emater/RS-Ascar e aos processos de transferência de informação para a agricultura familiar. As Estórias surgem nas últimas páginas do livro, são “causos” peculiares coletados, de extensionista e produtores rurais, para o leitor conhecer a narrativa popular e o conto tradicional do meio rural. A palavra Sítio é uma analogia entre o aspecto rural de fazendas, chácaras, propriedades familiares, e a tradução do termo Site, que é o meio pelo qual a informação hoje também é transmitida.

“Acreditamos também que nós, enquanto indivíduos, não temos exclusividade sobre nossas idéias, porque durante nossas vidas somos uma construção de tudo que lemos, ouvimos, sentimos e vivemos. Desta forma, caso você se identifique com o texto ficaremos felizes, pois temos algo em comum e acima de tudo este trabalho é escrito e contado conjuntamente por muitos autores”, Marco Medronha. (Trecho retirado da introdução do livro “Estórias e Histórias no Sítio: Extensão e Comunicação Rural no RS”).


Outros perfis

Luciano Prestes Perfil criado em: 04/09/2015

Fernando Medina Francisco Perfil criado em: 28/08/2015

Taison Perfil criado em: 21/12/2012

Bigico Perfil criado em: 29/10/2012

Cristiano Aguiar Dias Perfil criado em: 19/10/2012

Toni Konrath Perfil criado em: 09/07/2012

Raquel Recuero Perfil criado em: 29/02/2012

Juliano Guerra Perfil criado em: 11/01/2012




Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados