Quarta, 19 de setembro de 2018, 08:45h


Publicidade

Sicredi
Tordilho

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 625 setembro - 2018

Fechar X

Ano XIII - Número 625

setembro - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial Semana Farroupilha 2018 2018/09

Receitas

Bolo Brownie

Assine


Home Educação

Educação

05-03-2018

Pinheiro Machado: Após 65 anos, Escola Passo do Machado encerra atividades


Foto: Nael Rosa/JTR Direo argumentou e criticou a medida adotada pelo executivo

A direção escolar não conseguiu sensibilizar o prefeito em exercício, Jackson Cabral (PSDB), a não oficializar o decreto do executivo. Por isso, já é uma realidade: as nove salas de aulas da Escola Passo do Machado, localizada a 17 quilômetros da área urbana, interior de Pinheiro Machado, não receberão alunos em 2018 para o inicio do ano letivo.


A decisão foi informada a 125 pais, alunos e funcionários do educandário, na tarde da última quinta-feira, 1º de março, no pátio do colégio, que este mês completa 65 anos e, segundo a diretora Mariza Rocha, encerrou as atividades no ano passado, com 70 estudantes distribuídos entre pré-escolar e ensino fundamental.



“Foi uma missão difícil, mas uma ação necessária. Viemos até a comunidade para anunciar que, a partir de agora, a escola suspenderá temporariamente suas atividades por fazer parte de nossas medidas de contenção de despesas, já que o município está atravessando uma situação financeira preocupante. Temos a consciência da importância dessa instituição, mas ela já teve mais de 240 alunos e, hoje, tem um número inferior a 50, se tornando, com isso, uma estrutura cara para ser mantida”, argumentou o prefeito em exercício, responsável também por afirmar que, com a interrupção das atividades escolares no local - único a ser fechado no município -, a economia será de R$ 300 mil por ano.


Mariza Rocha resumiu sua indignação: “não estou acreditando que dois professores estão fechando uma escola”, declarou, referindo-se não só à Cabral, professor de Educação Física, mas também ao secretário Leonardo Morais, educador e ex-aluno da instituição. “Estamos tristes e vamos ao choro constantemente ao ver que realmente retiram as crianças e os adolescentes daqui, mesmo eles tendo à disposição toda a estrutura, três vezes por semana, em turno integral, para mandar à cidade, onde ficarão sujeitos às mazelas da área urbana”, ampliou a diretora.


Ela afirma que o prefeito José Antônio Rosa (PDT) havia garantido que pelo menos o pré-escolar seria mantido no Passo do Machado, mas agora, para sua surpresa, ocorre o fechamento sob o argumento de redução de gastos, algo que não concordará até ser comprovado que será impactante para melhorar a situação que Pinheiro Machado enfrenta atualmente.


Há uma preocupação não só por parte da gestão do colégio, mas também da comunidade em torno dele, com a preservação do prédio, que temem que seja atacado e destruído pelos vândalos por permanecer fechado por tanto tempo. “O que estão fazendo com o prédio onde funcionou um dia um posto da Policia Rodoviária Federal, hoje destruído, demonstra bem a situação de calamidade em que vivemos, e essa estrutura que ensinava poderá ter o mesmo futuro, pois cinco anos, tempo proposto pelo decreto, são suficientes para que jamais consigamos recuperar o que aqui existe. Não terá volta”, vislumbra Mariza.


 


Os alunos serão realocados em três outras escolas situadas na cidade. Diante da oficialização da decisão, a diretora afirmou que o próximo passo será tentar junto à Justiça a reversão do quadro.


Redator: Tradio Regional



Pinheiro Machado: Após 65 anos, Escola Passo do Machado encerra atividades


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Pinheiro Machado: Após 65 anos, Escola Passo do Machado encerra atividades





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Pinheiro Machado: Após 65 anos, Escola Passo do Machado encerra atividades


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados